Um dos maiores jogadores da história do Palmeiras e campeão do mundo como titular da Seleção Brasileira em 2002, o goleiro Marcos decidiu se aposentar, de acordo com o ex-companheiro e gerente de futebol do clube, César Sampaio. O jogador de 38 anos de idade deve seguir no clube com um cargo ainda não definido:
Marcos é um dos maiores ídolos da história palmeirense |
"Tivemos reunião com o Marcos e ele oficializou que pendurou as chuteiras. É um momento dificil. Ele disse que refletiu bastante nessas férias, o corpo dele sinalizou que era o momento de parar e engrandecemos a pessoa dele. É um momento difícil e estaremos auxiliando ele", confessou o dirigente.
De acordo com César Sampaio, a decisão partiu de Marcos, depois de ouvir seus familiares, e a conversa foi marcada pela franquesa e o jeito direto que sempre marcou o goleiro.
"A conversa foi bem estilo do Marcos. Foi algo difícil, mas esse período serviu pra ele estar junto da família. Ele também teve uma reflexão de tudo que significaria mais um ano, convivendo com esses problemas físicos, o que ele ganharia em termos de projeção, visibilidade, financeiro. Ele pesou os prós e contras e viu que tinha mais a perder".
A carreira de "São Marcos"
Marcos sabe como poucos jogadores o que é ir do céu ao inferno com a camisa de um grande clube brasileiro. Revelado pelo Palmeiras, o goleiro chegou aos profissionais em 1992. Depois de passar muitos anos como reserva de Velloso, até que seu destino mudou radicalmente em 1999.
Marcos recebeu a oportunidade de se tornar titular da equipe durante a disputa da Taça Libertadores, por conta de uma lesão do titular. Com grandes atuações, entre elas as defesas nas quartas de final contra o arquirrival Corinthians, o goleiro foi um dos principais nomes da conquista inédita para o clube.
Marcos no momento em que defende o pênalti de Marcelinho Carioca, do rival Corinthians, em 2000 |
Contudo, o primeiro revés veio no mesmo ano. Na disputa do Mundial Interclubes, Marcos falhou e permitiu o gol da vitória do Manchester United por 1 a 0, frustrando o sonho palmeirense de conquistar o título mundial.
No ano seguinte, novo momento de êxtase: Marcos defendeu a cobrança de pênalti de Marcelinho Carioca e classificou o Palmeiras em uma disputa histórica de pênaltis pela Taça Libertadores. O goleiro ainda seria campeão da Copa dos Campeões no mesmo ano.
Marcos com Cafú, celebrando a conquista do pentacampeonato em 2002 |
Em 2002, Marcos foi o escolhido por Felipão para ser o camisa 1 da Seleção Brasileira durante a Copa do Mundo de 2002 e não decepcionou: com defesas difíceis e muita personalidade, foi um dos destaques do pentacampeonato mundial. Mesmo com o interesse de gigantes europeus como o Arsenal, o eterno camisa 12 do Palestra Itália preferiu ficar no clube, mesmo após o rebaixamento para a segunda divisão. Ele foi o líder da equipe que conquistou a Série B e trouxe novamente o alviverde para a elite do futebol brasileiro.
Nos últimos anos, Marcos sofreu com uma grande série de contusões, que o impediram de ter uma continuidade, permitindo a ascensão de Diego Cavalieri e, posteriormente, de Deola. O goleiro é um dos maiores ídolos da história do Palmeiras e ficou conhecido como São Marcos.
Texto extraído do site http://www.jb.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário