NetShoes

terça-feira, 20 de março de 2012

Entrevista Exclusiva: bate-papo com o zagueiro Aislan, ex-São Paulo e Guarani, que joga no futebol suíço

O Blog Gol em Gol traz mais uma Entrevista Exclusiva diretamente da Europa. Conversamos com o zagueiro Aislan, ex-São Paulo e Guarani, que atualmente defende o FC Sion, time tradicional da Suíça. 

Confira as respostas de Aislan para as nossas perguntas:

Aislan no FC Sion
Nome: Aislan Paulo Lotici Back
Idade: 24 anos
Posição: Zagueiro
Naturalidade: Realeza (PR)
Altura: 1,93 m
Peso: 88 kg
Clube Atual: FC Sion (Suíça)

1) Aislan, onde iniciou a sua carreira no futebol?
Comecei em Águas de Lindóia, no CT do Oscar, mas profissionalmente foi no São Paulo.

2) Por quais times você já atuou?
Joguei no Brasílis-SP, Rio Branco de Americana-SP, São Paulo-SP, Guarani-SP, e agora estou no FC Sion, da Suíça.

3) O que você nos diz do futebol na Suíça? 
O futebol suíço, apesar de ser pouco comentado, tem um campeonato bem disputado, com bons times e muitos jogadores de alto nível técnico, tanto que o Manchester United recentemente foi eliminado da Champions League por um time daqui, o Basel.

4) Na sua percepção, qual a diferença entre o futebol brasileiro e o suíço?
Aqui se joga um futebol muito parecido com o futebol dos grandes países europeus, é um futebol de muita força física e tecnicamente bom, com bastante velocidade. No futebol brasileiro existe a parte física, mas é mais cadenciado e se tem mais espaço para poder jogar, e aqui é o tempo todo um time atacando e o outro não se cadencia muito.

5) Qual a maior dificuldade que você encontrou na Suíça?
Aqui, como todos sabem, é um país de primeiro mundo. Faz muito frio, mas isso não foi problema pra mim porque sempre gostei do frio, então, graças a Deus, não encontrei muitas dificuldades nesse aspecto. Aqui no FC Sion tem três jogadores brasileiros além de mim, o que facilita muito as coisas. E o idioma é questão de tempo pra me adaptar.

6) Com qual treinador você gostou mais de trabalhar?

Apesar de ter jogado com poucos treinadores, todos foram  excelentes técnicos para mim. Muricy Ramalho e Ricardo Gomes no São Paulo, Wagner Mancini no Guarani, entre outros, foi um prazer imenso trabalhar com todos eles, e o meu treinador na base do São Paulo também me ajudou muito, o Vizolli.

Aislan nos tempos de São Paulo FC

7) Qual o jogo que mais te marcou até hoje?
Mesmo sendo na base, a final da Copa São Paulo contra o Cruzeiro me marcou bastante (o São Paulo foi derrotado nos pênaltis), mas tiveram muitos outros jogos que me marcaram, tanto no São Paulo como no Guarani. Mas um jogo em especial pra mim foi o último jogo do Campeonato Brasileiro de 2010, quando o Guarani estava na Série A e perdemos de 1 a 0 para o Fluminense, que se sagrou campeão. Foi um grande jogo que me marcou muito por tudo o que estava envolvido naquela partida.

8) O que de mais importante aconteceu na sua carreira até agora?
Teve muitas coisas boas, minha passagem pelo São Paulo foi uma delas, mas hoje estou muito contente aqui no FC Sion, pois fui muito bem recebido e tenho tudo pra crescer aqui.

9) Do que você sente mais falta longe do Brasil?
Com toda a certeza é da minha família. Por enquanto preferi não trazê-los junto comigo, mas futuramente eles virão. Preciso primeiro aprender bem o idioma pra que eles não tenham nenhuma dificuldade aqui.

Comemorando um gol pelo Guarani de Campinas

10) Pra qual time torceu na infância?
Por eu ser paranaense, sempre gostei do Atlético Paranaense, mas também acompanhava os jogos do Internacional, pois a maior parte da minha família é colorada.

11) Qual foi o seu ídolo ou inspiração? 
Meu maior ídolo é a minha mãe. Faço tudo por ela e se não fosse por ela não teria conseguido chegar tão longe. Lógico que contei com a força do meu pai e dos meus familiares todos, mas quem sempre me apoiou e esteve do meu lado quando eu tropecei e caí foi a minha mãe. 

12) Qual o seu sonho no futebol?
Eu acho que não é só o meu, é o de todos, jogar em um grande clube aqui da Europa, como já tive oportunidade, e um dia chegar à Seleção. Como tenho dupla cidadania, não descarto a possibilidade de jogar pela Itália também.

13) Para finalizarmos, qual a sua dica para os jogadores iniciantes ou para os que sonham em ser um jogador profissional de futebol?
Que dificuldades sempre vão existir, mas que cabe a eles não se deixar abater, levantar a cabeça e seguir em frente. Que se apeguem a Deus e a família, porque isso é muito importante. Que perseverem naquilo que realmente querem, que tenham força, se dediquem, e abram mão de algumas coisas, porque o futebol exige muito do seu corpo. Tenham fé e sonhem alto para que possam correr atrás desses sonhos.

Treinando no FC Sion na Suíça

O Blog Gol em Gol agradece ao Aislan pela atenção que nos foi concedida e torce muito pelo seu sucesso nos gramados europeus.

6 comentários:

  1. Que entrevista linda, Aislan
    Que Deus abençoe você, a sua carreira e a sua familia sempre.

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS MEU AMIGO AISLAN. FICO MUITO SATISFEITO EM VÊ-LO TRANQUILO E FELIZ NESTE EXCELENTE CLUBE SUIÇO.ESTAREI SEMPRE ORANDO POR TI E ACOMPANHANDO SUA CARREIRA. FOI UM GRANDE PRAZER TER TRABALHADO CONTIGO. QUE DEUS CONTINUE À TE ABENÇOAR PODEROSAMENTE.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Caramba, conhecer um xará com tais atributos não é uma coisa normal todo dia, muito bom saber que você está com um caminho muito bom sendo trilhado e te desejo todo o sucesso do mundo viu, que os "Ai(y)slans" da vida cresçam cada vez mais! Você merece muito sucesso campeão, até mais!

    ResponderExcluir