Verón é o capitão, o maestro e um dos maiores ídolos da história do Estudiantes |
Juan Sebastián Verón, 36 anos, argentino, ídolo do futebol local e mundial
Essa semana, Verón anunciou a sua aposentadoria para o dia 30 de outubro deste ano, devido á lesão no tornozelo que vem o incomodando bastante. Nesta data, o Estudiantes enfrentará o Racing pelo Campeonato Argentino.
Verón, conhecido como "La Brujita", iniciou a sua carreira no mesmo time que o seu pai Juan Ramon Verón, ou "La Bruja", fez história, o Estudiantes de La Plata, a partir de 1994. Em seguida, teve uma breve passagem pelo Boca Juniors até desembarcar em solo italiano, onde se tornou ídolo e incontestável.
Verón erguendo a taça da Serie A pela Lazio |
Seu primeiro time na Itália foi a Sampdoria em 1996, onde ficou por duas temporadas. Foi transferido para o Parma em 1998, e conquistou títulos como a Copa da Itália e a Copa UEFA na temporada 98/99. Na temporada seguinte foi contratado pela Lazio e foi novamente campeão da Copa da Itália, mas também levou o título da Serie A do Campeonato Italiano.
O sucesso no futebol italiano despertou interesse dos maiores clubes do mundo. E não demorou muito para uma potência do futebol o contratar. Em 2001, o Manchester United comprou Verón, e em duas temporadas atuando nos Red Devils, conquistou um título do Campeonato Inglês.
Em 2003, o Chelsea buscou o craque argentino para ser a referência do time, mas não deu muito certo. E, ainda em 2003, ele retornou aos gramados italianos, agora pela Inter de Milão. Na Inter, Verón jogou por cinco anos, conquistando duas Copas da Itália e um Campeonato Italiano, além de duas Supercopas italianas. Não restaram dúvidas que na Itália, "La Brujita" se sentia em casa.
Em 2008, já com 33 anos, Verón voltou pra casa, voltou para o Estudiantes. Quem imaginou que um dos maiores ídolos do clube iria apenas esperar o tempo passar e se divertir no time do seu coração, estava redondamente enganado. Verón foi o maestro das conquistas de dois Campeonatos Argentinos, em 2008 e 2009, e da Copa Libertadores de 2009.
"La Brujita" atuando pela seleção argentina: foram três Copas do Mundo em que participou |
Pela seleção argentina, Verón disputou as Copas do Mundo de 98, 2002 e 2010, sendo injustamente excluído da Copa de 2006. As atuações impecáveis no retorno ao Estudiantes o levaram de volta à seleção, mas após a eliminação na África do Sul em 2010, ele anunciou seu afastamento.
Uma carreira brilhante de um jogador diferenciado. Para os amantes do futebol técnico e inteligente, restarão os vídeos de momentos em que Verón atuou com maestria. Assista alguns lances de "La Brujita" abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário