O retorno de emoções antigas
''POO POPO PO PO POO POOOO''
(por Danilo Calegari)
O 'super-herói' Balotelli mostrou a sua força e classificou a Itália (foto: Equipe Bola) |
Os dois gols de Balotelli e a atuação de gala da equipe italiana são fenômenos com mais sentidos do que podemos imaginar. A Alemanha tinha tudo para vencer e, tinha os italianos no meio do caminho, outra vez.
E muito mais do que chegar a final, a vitória fez os torcedores italianos reviverem o passado. Os gritos de 1970, 1982, 2006, ingressaram num acelerador de partículas imagético e se encontraram com o sucesso de 2012 para explodir em emoção. A magia do futebol tem este poder.
É por isso que o futebol é Arte. As emoções das glórias e dos fracassos se unem e giram numa esferai maginária, e não sobre uma linha temporal que apaga os eventos anteriores assim que os novos aparecem. Na arte do Futebol, os sentimentos sempre retornam. À medida que a esfera gira, tudo pode ser presenciado mais uma vez. Foi o que aconteceu. Festa hiper temporária.
A torcida comemorou muito a classificação da Itália nas ruas do país (foto: Sic Notícias) |
Aqueles que vibraram com a vitória de 2x1 da Itália sobre a Alemanha viajaram no tempo brevemente. Do passado festejado a um futuro que reserva momentos táticos de alegria. E o presente? Serve para voltar ao estado normal, talvez sem nem saber do poder de tele transportação que é concedido ao torcedor. No dia seguinte, é preciso acordar e ir ao trabalho. A rotina da vida normal segue com talhos suaves de exultação.
Desde a vitória no mundial de 2006, o hino da vitória italiano é ''POO POPO PO PO POO POOOO''. Em 2005, a música do duo americano White Stripes foi introduzida pela torcida do Roma para saudar Totti. Eles cantavam assim ''TOO TOTO TO TO TOO TIIII''. A marchinha se espalhou e tornou-se obrigatória nas partidas sofridas da Copa na Alemanha. Desde então, em qualquer evento esportivo, a torcida italiana solta à voz.
Confira abaixo um vídeo retirado do Youtube com torcedores italianos em Roma cantando o seu 'hino de vitória' após a conquista da Copa do Mundo de 2006.
e isso ai Danilo!!!e dale Italia.
ResponderExcluirgrande Nilo.gosta de um futiba né.
ResponderExcluir