NetShoes

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Direto da Itália: a análise da estreia italiana na Euro 2012

Itália na Euro 2012
(por Danilo Calegari)

Todos esperavam de Alemanha e Portugal um jogão que não aconteceu, ao invés dos muitos gols esperados, a partida se concentrou no meio-campo. Coube então aos dois últimos campeões mundiais fazer a primeira grande partida desta EURO. A carga futebolística histórica lhes concedia essa premissa. A Espanha, também campeã da EURO 2008 - competição na qual eliminou a Itália nas quartas - meio que decepcionou a galera que esperava ver o verdadeiro futebol arte. A Itália, que chegou à Polônia se engatinhando por causa de diversos problemas intra e extracampo, mostrou que está grande. 

Di Natale finaliza para fazer o gol da Itália (foto: veja.abril.com.br)

Na verdade, a Fúria foi surpreendida por uma equipe Itália bem concentrada na defesa e principalmente no meio. O esquema com três zagueiros esteve sempre em harmonia com os jogadores da meia cancha. A grande surpresa foi De Rossi, o meio-campista do Roma foi improvisado na zaga e mostrou grande vontade de parar o ataque adversário. Mesmo tendo aberto à direita, ao invés de fechar em cima de Fábregas – no lance do gol espanhol, erro técnico de quem não é muito acostumado a mandar “bago” em frente à meia-lua – ele foi o melhor da Itália.

Pirlo, com a assistência ao gol, nos fez pensar em Gerson da seleção de 70. Grande precisão, driblou o adversário e, no momento certo para que o atacante, na corrida, não se colocasse em impedimento, o passe... Grande lance. Di Natale mostrou a Balotelli como se faz. Igualmente com muita precisão, no momento em que Casillas se deslocava, ele colocou no cantinho.

A imprensa esportiva italiana não esperava um resultado tão expressivo. No final das contas, o empate não foi levado em conta. O que todos falam por aqui é que a Azzurra mostrou grande personalidade para conter os melhores do mundo.

Ponto positivo já na primeira partida. A retrospectiva mostra que quando a seleção Italiana começa mal, uma reviravolta aparece quando ninguém espera mais nada. Para esta edição da Euro, a Itália, antes mesmo do começo, assombrou a crônica esportiva. Prandelli chegou a dizer que a equipe poderia nem participar do campeonato. Vamos ver onde Gli Azzurri vão chegar.

Veja os gols da partida:



Nenhum comentário:

Postar um comentário