NetShoes

domingo, 27 de maio de 2012

Entrevista Exclusiva: artilheiro, campeão e ídolo na China, o meia-atacante Muriqui fala um pouco mais sobre sua história, sua carreira e seus planos

Você lembra da expressão muito utilizada aqui no Brasil ''nem aqui, nem na China''? Pois é, mas ela não serve para o entrevistado da semana do Blog Gol em Gol. Isso porque o meia-atacante Muriqui conquistou seu espaço aqui no Brasil e na China também. O jogador virou ídolo no emergente futebol chinês depois de deixar saudades no Avaí e no Atlético-MG. Artilheiro e campeão da última temporada no país asiático pelo Guangzhou Evergrande, time que conta também com o argentino Conca, Muriqui nos conta, em um bate-papo rápido, um pouco sobre ele e sobre a sua carreira. Imperdível! Confira:

Foto: championsport.com.br

Nome: Luiz Guilherme da Conceição Silva
Idade: 25 anos
Posição:
Meia-atacante
Pé preferido:
Direito
Naturalidade:
Muriqui-RJ
Altura: 1,71 m
Peso: 73 kg
Clube: Guangzhou Evergrande (China)


 
1 - Muriqui, como e onde você iniciou a sua carreira no futebol?
Iniciei jogando em uma escolinha na minha cidade, Muriqui, e profissionalmente no Madureira.

2 - Por quais clubes você já jogou profissionalmente?
Joguei pelo Vitória-BA, Avaí-SC, Atlético-MG e atualmente estou no Guangzhou Evergrande, da China.

3 - Qual o seu jogo inesquecível até o momento?
Todos os jogos são importantes. Mas acredito que minha reestreia pelo Avaí em 2009 foi importante (Muriqui fez o segundo gol do Avaí no empate com o Atlético-MG) e o primeiro jogo da final do Campeonato Mineiro 2010 (Muriqui fez o segundo gol do Galo na vitória sobre o Ipatinga).

Muriqui teve duas passagens pelo Avaí e deixou saudades (foto: espn.com.br)

4 - Marcou algum gol especial na carreira?Na minha carreira todos são especiais e importantes.

5 - Você é ídolo no Guangzhou Evergrande, assim como foi no Avaí e no Atlético-MG. Como é ser reconhecido pelo seu trabalho e muito querido por torcedores e profissionais dos clubes em que jogou?
Não tem sensação melhor do que ter seu trabalho reconhecido. Eu procuro sempre me dedicar nos clubes onde eu passo em busca de ter reconhecimento e sucesso.

6 - Como foi a sua adaptação ao futebol chinês?Foi bem tranquila. Eu esperava mais dificuldades, mas encontrei duas pessoas que me ajudaram muito na adaptação, que foi o Charles (atacante que jogou comigo) e Juliana, sua esposa.

Na China, é ídolo do Guangzhou Evergrande (foto: chinadaily.com.cn)

7 - Na sua opinião, quais as diferenças entre o futebol brasileiro e o futebol chinês?A grande diferenca é a qualidade técnica entre os dois países. No Brasil o jogo é mais técnico, enquanto na China o jogo é mais veloz.

8 - Você pensa em voltar em breve ao futebol brasileiro?
Ainda não, pois tenho mais dois anos de contrato na China e pretendo continuar fora do Brasil por uns cinco anos. Acredito que essa seja a idade ideal para voltar ao Brasil (30 anos). Gostaria muito de jogar novamente no Avaí e no Atlético-MG. 

9 - Durante a sua carreira, você teve algum técnico que te ajudou muito?
Sim. Silas e Alfredo Sampaio.

10 - E jogadores? Com quais atletas você mais gostou de jogar?
Difícil falar nomes, mas eu trabalhei com grandes jogadores. Talvez os mais diferentes foram Romário e Petkovic.

No Atlético-MG, Muriqui também é lembrado com carinho (foto: infosporte.com.br)

11 - Você teve um ídolo ou alguém que te inspirou a jogar bola?
Ídolo não, mas os jogadores que eu gostava de ver jogar eram Ronaldo, Romário (esse eu tive o prazer de jogar ao lado) e Zidane.

12 - Por qual clube você torcia na infância?
Fluminense.

13 - Hoje em dia, qual o seu maior sonho no futebol?
Acho que meu maior sonho eu realizei, que foi me tornar jogador profissional.

14 - Como de costume, no fim da matéria pedimos que o entrevistado dê algumas dicas aos garotos que querem seguir a carreira de jogador profissional de futebol. Quais as suas?
Ter perseverança é fundamental, porque barreiras vão existir. Então é necessário perseverar.

Veja no vídeo abaixo gols de Muriqui na China (arquivo pessoal - Youtube):

O Blog Gol em Gol agradece a atenção e o comprometimento do jogador Muriqui que, apesar de ser ídolo na China, se mantém humilde. Só tem a crescer!

Um comentário:

  1. Eu como avaiano sempre achei Muriqui no nível que esta a seleção hoje, um selecionável. Porem, tinha um defeito que sempre cobrei nos blogs e vejo que hoje corrigiu. Aprendeu a levantar a cabeça na hora de concluir ao gol e sabe finalizar.
    Que volte a jogar no Avaí. Ja estou saudades.

    ResponderExcluir