Há 73 anos sem conquistar a Taça de Portugal, o time da Académica encerrou o incômodo jejum neste domingo, no Estádio Nacional, em Oeiras, ao vencer o Sporting por 1 a 0. Com gol de Marinho, aos 4min do primeiro tempo, o time comandado por Pedro Emanuel conseguiu superar o favoritismo dos rivais e levou o bicampeonato da competição. O primeiro título foi vencido no ano de 1939, na primeira edição do torneio.
Marinho fez o gol do título (foto: sapo.pt) |
O Académica surpreendeu os favoritos logo no início do primeiro tempo. Após boa chegada pelo lado esquerdo de ataque, Marinho aproveitou cruzamento para a área e, sem marcação, cabeceou para o fundo das redes do goleiro Rui Patrício. Com o gol, o time comandado por Pedro Emanuel conseguiu controlar as tentativas ofensivas do rival e levou a vantagem mínima para a segunda etapa.
Na volta dos vestiários, o Académica teve duas oportunidades de ampliar o marcador logo no início do segundo tempo, mas Edinho desperdiçou ótimas chances de gol. Em desvantagem, o Sporting, do brasileiro Anderson Polga, passou a se lançar ao ataque. Aos 12min, o camisa 9 Van Wolfswinkel desperdiçou chance incrível de igualar o marcador, mas o goleiro Ricardo apareceu bem e conseguiu a defesa.
O empate quase chegou aos 35min, Schaars cobrou falta na intermediária e acertou o ângulo de Ricardo, que se esticou todo e praticou a defesa. De forma desorganizada, a equipe comandada por Sá Pinto tentou a igualdade nos minutos finais, mas, de forma desorganizada, não conseguiu superar a forte marcação e a bela atuação do arqueiro rival.
A conquista do Académica premiou a ótima campanha na Taça de Portugal, onde já havia eliminado o Porto, campeão das últimas três edições do torneio. Já pelo lado do Sporting, a derrota na decisão encerra a decepcionante temporada do clube, que terminou o Campeonato Português na quarta colocação e não disputará a Liga dos Campeões 2012/2013. Na Liga Europa o time fez boa campanha, mas acabou eliminado pelo Athletic Bilbao na semifinal da competição.
Fonte: Portal Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário