Tudo azul: Chelsea, Napoli e Seleção Italiana.
(por Danilo Calegari)
O Napoli fez o que parecia impossível, venceu a Juventus, a grande invicta, a grande favorita. Aqui na Itália ficou assim: Juve campeã do Campeonato Italiano, Napoli campeão da Copa Itália. E a Juve acabou perdendo a primeira do ano justamente na última partida.
Jogadores do Napoli celebram o título da Copa da Itália (foto: esportes.terra.com.br) |
Em agosto, os dois clubes voltam a se enfrentar pela Supercopa. É a partida que abre a temporada do futebol italiano. Os vencedores dos dois campeonatos mais importantes da Itália disputam a taça para já começar o ano com um belo título.
Na edição de 2011, por uma questão de patrocínio, a partida foi disputada na China. Isso mesmo. O Milan venceu a Inter por 2 a 1 em Pequim.
Em 2012, Turim será a sede. A Juventus atua em casa e os torcedores do Torino podem já secar e sentir o gostinho dos principais jogos, pois, depois de três anos, o Torino está de volta à série A.
Com gols de Cavani e Hamsik, a torcida napolitana fez a festa em Roma. Tudo azul celeste na “capital do mundo” no domingo. Enquanto na “capital da cerveja”, no dia anterior, estava tudo azul anil: Chelsea campeão da Champions.
Um dos heróis do Chelsea, Drogba, com a taça da Champions League (foto: globoesporte.globo.com) |
Os dois títulos tem até uma ligação pitoresca. No último dia 13 de março, ninguém acreditava que o Chelsea bateria o Napoli depois da derrota massacrante por 3 a 1, num dos maiores jogos da temporada. Mas aconteceu, os Blues de Londres, com técnico novo (e italiano) acabaram vencendo e iniciando a arrancada para o maior título da história do clube.
Com relação à conquista do time de Abramovich e Drogba, o mais difícil foi assistir os comentaristas italianos propondo como grande opção o esquema de jogo adotado por Di Matteo. Na opinião deles, o cattenaccio proposto pelo técnico se compara ao estilo catalão do Barcelona. Hãm??? Ele pode até parar, mas se comparar?... Meio estranho.
E hoje Prandelli divulga a lista dos convocados para a Eurocopa. A Itália estreia dia 10 de junho contra a Espanha – a mesma que eliminou a Azzurra em 2008. Antes de começar a maior competição europeia de seleções, a Itália enfrenta ainda Luxemburgo no dia 29/05 e a Rússia no dia 1°/06.
Nenhum comentário:
Postar um comentário