Três clubes turcos foram punidos pela Uefa nesta quarta-feira por não terem pago dívidas existentes e estão excluídos de competições continentais por um ano - entre eles Besiktas e Bursaspor, que estavam classificados para a próxima edição da Liga Europa.
O Besiktas é um dos mais tradicionais clubes da Turquia (foto: esportes.terra.com.br) |
Terceiro colocado no último Campeonato Turco, o Besiktas também foi multado em 200 mil euros (quase R$ 500 mil), segundo anunciou o próprio clube. Inicialmente, a punição proposta pela entidade era o rebaixamento, somado a multa de 500 mil euros e dois anos de exclusão de torneios europeus.
Segundo a emissora CNNTürk, a decisão da Uefa se baseia nos artigos da entidade que proibem os clubes de terem dívidas fiscais ou com qualquer funcionário. O clube tentará recorrer da decisão na única instância possível, a Corte Arbitral do Esporte (CAS), com sede em Lausanne.
O Bursaspor, quinto colocado no último Campeonato Turco, foi punido por dever dinheiro ao atacante zambiano Collins Mbesuma, que atuou na equipe entre 2007 e 2008. O clube já anunciou que vai recorrer no CAS, pedindo uma nova revisão do processo.
Outra equipe punida foi o Gaziantepspor, 10º colocado na competição nacional em 2012. Contudo, não foram divulgadas as causas da sanção.
Com as exclusões de Besiktas e Bursaspor da Liga Europa, Karabukspor e Eskisehirspor passam a fazer parte da competição continental. Já o Trabzonspor, que entraria na segunda fase da competição, agora começará o torneio na sua quarta fase.
Fonte: Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário