A Espanha voltou a decepcionar na estreia de um torneio importante. Na tarde desta quinta-feira, em Glasgow, a equipe, derrotada pela Suíça no primeiro duelo pela Copa do Mundo de 2010, acabou surpreendida pelo Japão na estreia do futebol masculino nos Jogos Olímpicos de Londres. Mesmo diante de uma formação favorita ao ouro, que contou com jogadores como Juan Mata e Javi Martínez, a equipe oriental soube fechar os espaços, minar a soberba posse de bola rival e vencer por 1 a 0, disparando na liderança do Grupo D logo na primeira rodada.
Japoneses comemoram o gol da vitória contra a favorita Espanha |
A vitória desta quinta-feira ratificou o Japão como um grande algoz de favoritos em estreias olímpicas. Em seu primeiro jogo no torneio de futebol dos Jogos de 1996, em Atlanta, o time oriental surpreendeu logo o Brasil. Mesmo contando com nomes como Ronaldo, Bebeto e Rivaldo, a Seleção acabou superada por 1 a 0, gol famoso no qual Dida e Aldair se atrapalharam.
Embalado pela vitória diante de um dos principais favoritos ao ouro, o Japão poderá encaminhar a classificação diante do Marrocos, no próximo domingo, às 13h (de Brasília). Na mesma data, mas às 15h45, a Espanha buscará a reabilitação diante de Honduras - africanos e hondurenhos empataram por 2 a 2 na abertura do Grupo D.
Candidatíssimo à medalha de ouro nos Jogos, o time espanhol logo nos primeiros segundos impôs o conhecido estilo de jogo baseado na posse de bola e na paciência. Diante de um adversário retraído, a equipe europeia encontrou dificuldades e criou pouco. Lenta e com o meia Juan Mata, do Chelsea, pouco inspirado, o time comandado pelo técnico Luis Villa parou na eficiente marcação, e ainda viu o rival contra-atacar de maneira perigosa.
Satisfeito apenas em anular o jogo espanhol no início do confronto, o Japão complicou a Espanha de fato aos 34min. Depois de levantamento para a área, o meio-campista Yuki Otsu subiu mais alto que a defesa adversária e estufou as redes do goleiro David De Gea, do Manchester United. O lance resultou no fim da paciência e tranquilidade dos ibéricos. Iñigo Martínez, da Real Sociedad, cometeu falta na entrada da área e acabou expulso.
A conversa nos vestiários recuperou o ânimo da equipe espanhola. Entretanto, apesar do nervosismo aparentemente controlado, o time cometia erros inadmissíveis no campo defensivo. Sem criatividade, a Espanha abusava de bolas para o brasileiro naturalizado Rodrigo, que disputava sozinho a bola com o firme sistema defensivo oriental.
Para tentar mudar a partida e buscar o empate, Luis Villa colocou em campo o meio-campista Oriel Romeo, do Chelsea, e Christian Tello, do Barcelona. Contudo, diante de um adversário seguro e bem postado defensivamente, o país europeu não conseguiu evitar a primeira grande zebra no torneio olímpico de futebol masculino. Festa dos japoneses em Glasgow.
Fonte: Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário