Nesta sexta-feira, a 28ª rodada do Campeonato Português foi aberta com a realização de uma partida.
O Braga, que liderou a liga há algumas rodadas atrás e conseguiu emplacar uma série de 13 vitórias seguidas, confirmou a sua queda de rendimento nos últimos jogos e, mesmo jogando em casa, perdeu por 2 a 1 de virada para o Olhanense. É o quarto jogo sem vencer.
Jogadores do Olhanense comemoram gol da virada (foto: sapo.pt)
Faltando duas rodadas (mais o complemento desta) para o fim do campeonato, o Braga oficialmente deu adeus ao sonho de conquistar o título e pode ter ameaçada a sua vaga na Champions League. O Olhanense segue na 8ª colocação, sem chances de conquistar uma vaga em torneios europeus e livre do rebaixamento. Nuno Coelho fez o gol do time da casa aos 19 minutos de jogo. Uma pane desnorteou o Braga na etapa final e Cauê, aos 12, e Dady, aos 29, fizeram os gols que concretizaram a virada do Olhanense.
Dois jogos deram início à 34ª rodada do Campeonato Francês nesta sexta-feira.
Belhanda é abraçado por companheiros do Montpellier após gol da vitória (foto: terra.com.br)
O líder Montpellier segue se aproximando do seu primeiro título da principal divisão do Campeonato Francês. Na abertura da rodada, o Montpellier derrotou o bom time do Toulouse por 1 a 0 fora de casa e abriu cinco pontos de vantagem para o vice-líder Paris Saint-Germain, que ainda jogará neste fim de semana. O Toulouse, por sua vez, perdeu a chance de colar no 4º colocado Lyon e permanece fora da zona da Liga Europa, na 7ª posição. O gol da vitória do time visitante foi marcado por Belhanda, antes dos 3 minutos do primeiro tempo.
Jogadores do Lorient comemoram gol sobre o Olympique (foto: terra.com.br)
No outro jogo do dia, o Lorient bateu o desmotivado Olympique de Marseille por 2 a 1 e deu uma respirada em relação à zona de rebaixamento. O time da casa abriu cinco pontos em relação ao primeiro time do grupo do descenso, mas com uma partida a mais. O OM segue em 10º, sem mais nenhuma pretensão na liga. Mvuemba, de pênalti, abriu o placar para o Lorient aos 41 minutos da etapa inicial e Monnet-Paquet ampliou aos 8 da segunda etapa. Valbuena, aos 32, descontou para os visitantes.
Uma partida abriu a 32ª rodada do Campeonato Holandês nesta sexta-feira.
Groningen e De Graafschap empataram (foto: eredivisielive.nl)
Groningen e De Graafschap ficaram no empate em 1 a 1. Pior para o time visitante, penúltimo colocado na tabela de classificação da liga e cada vez mais próximo de disputar os playoffs para tentar não ser rebaixado de divisão. O time anfitrião saiu na frente, gol de Matias Jones marcado aos 33 minutos da primeira etapa. O empate do desesperado De Graafschap ocorreu aos 24 minutos da etapa final, gol de Anco Jansen. O Groningen cumpre tabela, pois não tem mais chances de cair e nem de se classificar para os torneios continentais.
A especulação surgiu ontem, através de um site francês. Hoje, o próprio Lyon e a Adidas confirmaram a novidade. O Lyon utilizará um uniforme em 3D na temporada 2012/2013. Foram divulgadas nesta sexta-feira novas imagens e até um vídeo produzido pela Adidas para explicar como vai ser o material inovador.
(foto: brasilyonnais.blogspot.com.br)
No vídeo abaixo você pode conferir que a história é verdadeira. O Lyon presta uma homenagem aos irmãos Lumière, que revolucionaram a sétima arte. A ideia é unir a modernidade atual, com a história do cinema, que se mistura com os irmãos, que nasceram na cidade de Lyon. É uma homenagem, pra ser mais preciso. Confira o vídeo produzido pela Adidas, que também pode ser visto em 3D, se você tiver tecnologia pra isso, é claro:
Mais abaixo, confira algumas fotos divulgadas hoje. São imagens oficiais do Lyon, divulgadas em seu site oficial. Clique nelas para ampliar e ver em tamanho mais nítido. Lembrando: essa é a camisa "third" do Lyon. Ainda não se sabe como serão os modelos "home" e "away".
O Presidente do Barcelona, Sandro Rosell, anunciou que Tito Vilanova será o novo treinador do time catalão após a saída de Pep Guardiola, marcada para o dia 30 de junho quando vencerá o seu contrato. Mas quem é Tito Vilanova?
Tito Vilanova foi o braço direito de Guardiola no Barça (foto: fcbarcelona.com)
Nada mais, nada menos que o braço direito de Guardiola nos últimos quatro anos de comando do time principal do Barça. Tito conhece os jogadores culés tanto quanto seu "chefe". Eles já formam a parceria desde quando Pep foi encerrou a sua carreira como jogador e foi convidado a treinar o Barcelona B. Obtiveram sucesso instantâneo ao promover o time B do clube à segunda divisão espanhola e também foram promovidos para o time principal, onde ganharam todos os títulos possíveis.
Tito Vilanova começará oficialmente o seu trabalho como treinador do supertime do Barça a partir de julho de 2012.
A eliminação da Liga dos Campeões da Europa para o Chelsea, terça-feira, foi o prenúnio do fim da era Guardiola no Barcelona. De acordo com os jornais catalães, o treinador comunicou sua decisão após reunir-se, na manhã desta sexta, por cerca de uma hora com os jogadores e direção blaugrana na Cidade Esportiva Joan Gamper. O anúncio oficial, no entanto, será feito após o treinamento e com as presenças do presidente Sandro Rosell e do diretor de futebol Andoni Zubizarreta.
Guardiola deixa o Barcelona após conquistar 'tudo' (foto: bloggers.com)
Um dia após o empate contra os Blues, resultado que decretou a desclassificação da Champions em pleno Camp Nou, Rosell chegou a fazer uma proposta sem limite de valor, uma verdadeira espécie de ‘cheque em branco’, para a renovação de contrato. O técnico, entretanto, pediu mais uns dias para pensar e preferiu, então, dar ponto final à sua trajetória no clube espanhol, não permanecendo para a próxima temporada.
Com a taça da Champions
Guardiola, no entanto, ainda tem a chance de conquistar mais dois títulos à frente da equipe espanhola. O Barça ainda luta com o Real pela Liga Espanhola e duelará com o Athletic Bilbao na final da Copa do Rei.
Após encerrar vitoriosa carreira como meio-campista em 2007, Joseph Guardiola foi contratado pelo Barcelona para, inicialmente, comandar o time B. Já na temporada 2008/09, porém, Pep já estava à frente do quadro principal do Barça.
Desde que assumiu o comando técnico culé, Guardiola colecionou conquistas e reconhecimento nacionais e internacionais. Além dos inúmeros títulos (mundiais de clubes da Fifa em 2009/11, Liga dos Campeões da UEFA em 2009/11, Supercopa Europeia em 2009/11, tri espanhol em 2009/10/11 e Copa do Rey em 2009), o treinador foi decantado como responsável pelo futebol de sonhos exibido pelo Barcelona, considerado pela imprensa internacional o melhor time do planeta.
Matéria extraída do site http://globoesporte.globo.com
Uma partida de ida das oitavas-de-final da Copa do Brasil foi realizada na noite desta quinta-feira. Outra foi adiada.
Jogadores do Coritiba se abraçam após gol (foto: torcidaec.blogspot.com)
No Couto Pereira, o Coritiba goleou o Paysandu por 4 a 1 e conquistou uma ótima vantagem para o jogo de volta em Belém. O Coxa poderá perder por até dois gols de diferença que se classificará para as quartas. Ao Papão da Curuzu, resta golear por 3 a 0 ou por quatro ou mais gols de diferença. Os dois primeiros gols do time paranaense foram marcados em um intervalo de um minutos. Aos 31 da primeira etapa, Anderson Aquino inaugurou o placar. Segundos depois, Roberto ampliou. Aos 42, Everton Ribeiro também fez o seu e Na etapa final, Thiago Potiguar descontou para os paraenses aos 23 minutos.
A chuva castigou o gramado do Moisés Lucarelli (foto: globoesporte.com.br)
O outro jogo desta quinta seria o duelo entre Ponte Preta e São Paulo, no Moisés Lucarelli, em Campinas. Mas a chuva que caiu na cidade foi intensa e o gramado do Majestoso ficou impraticável. Os dirigentes solicitaram aos árbitros o adiamento da partida e depois da espera prevista na regra, o árbirto da partida Luís Flavio Oliveira confirmou o cancelamento do jogo. Segundo o direto de competições da CBF, Virgílio Elísio, em entrevista à Rádio Jovem Pan, o primeiro jogo do confronto está confirmado para o dia 02 de maio em Campinas e a volta será no dia 09 no Morumbi.
Confira os jogos de ida das oitavas da Copa do Brasil:
25/abr
Portuguesa 0 x 0 Bahia
Paraná 1 x 2 Palmeiras
Goiás 2 x 0 Atlético-MG
26/abr
Coritiba 4 x 1 Paysandu
02/mai
Fortaleza x Grêmio
Atlético-PR x Cruzeiro
Botafogo x Vitória
O mundo que gravita em torno do futebol é muito mais extenso e vasto do que pensamos. Não são somente os trinta jogadores e mais a comissão técnica. Desde o assistente que liga os fios do microfone, passando pelo roupeiro que recolhe os uniformes suados ao pintor que embeleza o meio fio do estacionamento do estádio, e até as cheerleaders; todos dependem diretamente do futebol.
O Neymar com suas baboseiras, o Balotteli e sua porra-louquice, o Messi tímido, o Cristiano Ronaldo metrossexual... São todos a onírica e metafórica ponta do iceberg. Abaixo disso, existe um pilar que sustenta as quatro linhas, existe um Sísifo invisível que carrega a pelota da defesa até ser desarmado no ataque, voltando à defesa para repetir incessantemente seu gesto.
Torcedores do Genoa invadiram o campo e instalaram a confusão (foto: backpagefootball.com)
O torcedor tem um papel ativo no Planeta Futebol porque escolhe, conscientemente, esgoelar-se em frente à TV ou no estádio. Escolhe suportar seu clube de todas as maneiras possíveis. E por quê? Porque somos condicionados a tomar partido, a defender nossa posse, nosso território físico e psíquico. O clube para o qual torcemos é, de certo modo, um prolongamento subjetivo de nossas vontades que nunca se realizarão. Como na Idade Média, um rei que imagina sua adoração num território onde nunca pisou. Somos o proprietário irracional de um lugar que pensamos que nos pertence. Por isso, mordemos quem chega perto. Jogamos rojão em quem ultrapassar a corrente de PMs. Marcamos encontros e enfrentamentos. Atiramos e até matamos antes de empurrarmos nossos onze soldadinhos para a vitória final. Isso é o que se tem visto com mais frequência.
Por que, então, depois do que aconteceu na partida entre Genoa x Siena no último dia 22 de abril - torcedores do time da casa invadiram o campo, xingaram e intimidaram seus jogadores - não parar com essa irracionalidade que é o futebol? Talvez por um ano, seis meses...
Jogadores do Genoa foram obrigados a tirarem suas camisas (foto: thesoccerroom.com)
Porque o futebol é muito mais do que a vontade dos torcedores. Porque os torcedores que entraram em campo e exigiram a camiseta de seus jogadores, mesmo latindo cada vez mais forte, não são a maioria. Eles poluem o lençol, mas o planeta continua com água. Um clube é grande por causa de sua história e de sua torcida. É tão grande quanto um bando de pessoas que se dizem torcedores; mesmo se sabemos todos, não o são. Quem faz o que se viu no domingo, é tudo, menos torcedor.
O resultado da selvageria: o Genoa jogará em sua casa com os portões fechados até o final da temporada. Os torcedores identificados, 11 até o momento, não poderão assistir a nenhum evento esportivo nos próximos cinco anos. A polícia diz que foram mais ou menos 70 torcedores que fizeram a bagunça. Ainda tem bastante gente para ser banida.
Nesta quinta-feira os dois jogos de volta das semifinais da UEFA Europa League foram disputados, definindo o duelo da grande final do torneio.
Adrián comemora o gol da vitória do finalista Atlético de Madrid (foto: globoesporte.com.br)
Mesmo jogando fora de casa, no Mestalla, e podendo até perder por um gol de diferença, o Atlético de Madrid derrotou mais uma vez o Valencia, dessa vez por 1 a 0, e se classificou para a decisão da Liga Europa. O gol da vitória do time da capital da Espanha foi marcado por Adrián, aos 15 minutos do segundo tempo, e garantiu o 11º triunfo consecutivo do Atleti na temporada. O Atlético, que conta com os brasileiros Diego e Miranda, busca o seu segundo título no torneio, já que na temporada 2009-10 levantou pela primeira vez o troféu da Liga Europa.
Llorente, sempre ele, fez o gol da classificação do Athletic Bilbao (foto: band.com.br)
De uma afirmação já se tem certa: a Liga Europa será conquistada por um clube espanhol. Isso porque na outra semifinal, disputada no San Mamés, o Athletic Bilbao fez o que precisava para garantir a sua presença na decisão e venceu o Sporting por 3 a 1 (na ida perdeu por 2 a 1), graças a um gol nos últimos minutos da partida, livrando a sua torcida da agonia da prorrogação e dos pênaltis. Laskurain, aos 17 minutos da primeira etapa, abriu o marcador para o time basco. Van Wolfswinkel, aos 44, empatou para os Leões ainda no primeiro tempo. Só que um minutos depois, Ibai Gomez colocou o time da casa na frente novamente. Este resultado igualou o confronto. E quando parecia que a decisão iria para a prorrogação, o artilheiro e ídolo local Llorente marcou o gol da classificação do Athletic Bilbao.
A grande final entre os espanhóis Atlético de Madrid e Athletic Bilbao está marcada para o dia 09 de maio, em Bucareste, na Romênia.
Confira os resultados dos jogos de ida das semifinais da Liga Europa:
Esta semana, o time escolhido para a seção "Onde está...?" é o Leeds United.
Dono de uma das maiores e mais fanáticas torcidas da Inglaterra, o Leeds já conquistou por três oportunidades a Premier League do país. Nos anos 70, levantou a Copa Européia, torneio que deu origem à UEFA Champions League. Também tem em seu currículo uma Copa da Inglaterra, uma Copa Inglesa, um vice-campeonato da antiga Copa UEFA e um vice da Recopa Européia.
Os Whites, apelido da equipe, também são famosos pela intensa rivalidade que possui com o Manchester United, um gigante inglês. Ambos realizam o Dérbi das Rosas, em alusão à Guerra das Duas Rosas, batalha travada entre as regiões que hoje estão localizadas as cidades de Leeds e Manchester.
Rio Ferdinand
Além dos títulos, o Leeds teve jogadores renomados vestindo as suas cores. O zagueiro da Seleção Inglesa Rio Ferdinand, antes de se transferir para o rival Manchester United atuou pelos Whites por duas temporadas. Assim como o craque francês Eric Cantona, que depois de jogar por um ano no Leeds, se mudou para virar ídolo nos Red Devils. O atacante holandês Hasselbaink também jogou no time e jogadores de seleção como Robbie Fowler e Paul Robinson começaram as suas carreiras profissionais no Leeds United. Entre outros craques do passado.
Agora vem a pergunta. O que aconteceu com o Leeds United? Onde estão os Whites? No início dos anos 2000, logo após chegar a uma semifinal de Champions League, o Leeds caiu para a segunda divisão inglesa. E até então vive lutando para voltar aos tempos áureos. O grande estopim foi uma crise financeira que afetou o futebol do clube. O fundo do poço foi a inédita queda para a terceira divisão do país, auxiliada por uma penalidade de dez pontos por irregularidades administrativas. Atualmente, o Leeds United está de volta à segundona, mas novamente não conseguirá a promoção à elite da Inglaterra. Os Whites estão apenas na 13ª colocação da Coca-Cola Championship.
O atual time titular do Leeds em campo (foto: leedsunited.com)
O América-MG não quis saber se era um jogo festivo e mostrou força para vencer o Argentinos Juniors-ARG por 2 a 1, de virada, em amistoso realizado nesta quarta-feira, na reinauguração do Estádio Independência. Quase dez mil torcedores tiveram a oportunidade de ver de perto a nova casa do futebol mineiro, que contou com o pontapé inicial do ex-jogador Jair Bala.
Torcedores do América-MG na reinauguração do Independência (foto: terra.com.br)
O atacante Balsas marcou o primeiro gol do novo Independência a favor do time argentino, mas o América-MG teve forças para reagir e virou o placar com o atacante Alessandro, que anotou os dois tentos dos mineiros, garantido a festa completa para os americanos.
O novo Independência (foto: lancenet.com.br)
O torcedor que prestigiou o América-MG nesta quarta-feira ainda teve a oportunidade de acompanhar a estreia do veterano armador e lateral Gilberto, contratado para reforçar o América-MG na Série B do Campeonato Brasileiro. Ainda sem a forma física ideal, ele entrou no decorrer do jogo para organizar o meio-campo do time.
Além da reinauguração do Independência, o amistoso entre América-MG e Argentinos Juniors marcou a despedida do futebol do atacante Euller, revelado pelo próprio América-MG e que brilhou com as camisas de América-MG, Atlético-MG, São Paulo e Palmeiras, entre outros clubes.
Matéria extraída do site http://esportes.terra.com.br
O país comemora no dia 26 de abril, o Dia do Goleiro, criado há mais de 30 anos para homenagear aqueles que desafiam a lógica dos gramados.
foto: portalhoje.com
Eles passam o ano todo sendo desafiados pelos atacantes, xingados pelos torcedores, chamados de ‘frangueiros’, ‘braço curto’, ‘mão de pau’ e outras atribuições depreciativas. Mas o que seria do futebol se não fossem os goleiros? Idolatrados a cada defesa e execrados a cada falha, os donos da camisa 1 – considerados os anti-heróis do futebol por entrarem em campo para impedir o torcedor de ver o que mais gosta, o gol – vão poder, pelo menos por um dia, ser tratados como reis. É que na próxima quarta-feira, dia 26 de abril, o Brasil comemora o Dia do Goleiro.
“A idéia de se criar o Dia do Goleiro foi do tenente Raul Carlesso e do capitão Reginaldo Pontes Bielinski, professores da Escola de Educação Física do Exército do Rio de Janeiro, e surgiu na metade dos anos 70”, relata o jornalista Paulo Guilherme, autor do livro Goleiros – Heróis e anti-heróis da camisa 1, novo lançamento da editora Alameda Casa Editorial. Carlesso foi um dos precursores do trabalho de preparação de goleiros no Brasil. O tema entrou na pauta da Seleção Brasileira na preparação para a Copa do Mundo de 1970, quando o preparador físico Admildo Chirol levou para a concentração fotos e filmes de treinamentos de goleiros da Alemanha e da Iugoslávia.
imagem: pcnogramado.blogspot.com
Nos anos seguintes, Carlesso desenvolveu um método de fundamentos que ajudou na formação de diversos arqueiros brasileiros e foi o primeiro preparador de goleiros a ser inserido na Comissão Técnica da Seleção Brasileira em uma Copa do Mundo, no Mundial da Alemanha de 1974. “Diante do sucesso do método e da evolução dos goleiros no Brasil decidimos criar o Dia do Goleiro para homenagear todos os atletas dessa posição”, conta Bielinski, que desenvolveu vários estudos com Carlesso – este morreu em um acidente de carro no final dos anos 80.
Uma festa reunindo goleiros, ex-goleiros e pessoas ligadas ao futebol, no Rio, celebrou o primeiro Dia do Goleiro, em 14 de abril de 1975. Mas, a partir de 1976, definiu-se como o dia “oficial” a data de 26 de abril, em uma homenagem ao goleiro Manga, que na época era o campeão brasileiro pelo Internacional. “Nos anos 70, o goleiro brasileiro era pouco respeitado tanto lá fora quanto aqui mesmo no Brasil”, afirma Paulo Guilherme. “Hoje, três décadas depois, os goleiros celebram uma nova era, conquistando espaço em grandes clubes da Europa, arrastando milhares de fãs para os estádios e lançando moda nos uniformes".
O Monterrey se sagrou bicampeão da Concacaf Champions League nesta quarta-feira e é o primeiro clube a garantir uma vaga no Mundial de Clubes da Fifa deste ano.
Jogadores e comissão técnica do Monterrey comemoram o bicampeonato (foto: terra.com.br)
Jogando na casa dos compatriotas do Santos Laguna, no Estádio Nuevo Corona, "Los Rayados" poderiam perder por um gol de diferença para ficar com o troféu, pois haviam vencido no primeiro jogo por 2 a 0 em casa. E foi o que aconteceu. Graças a um gol do argentino Neri Cardozo faltando oito minutos para acabar, o Monterrey perdeu por 2 a 1 e conquistou o torneio pela segunda vez consecutiva.
Neri Cardozo comemora o gol do título a 8 minutos do fim (foto: atdigital.com.br)
Precisando golear para ser campeão, o time da casa pressionou o visitante e abriu o marcador aos 45 minutos da primeira etapa, gol de Chavez. O gol ainda não era o suficiente para a conquista, então o Santos Laguna voltou com tudo para a etapa final e logo aos 5 minutos Oribe Peralta fez o segundo gol, resultado que levaria a decisão para a prorrogação. Mas o herói da partida estava por vir. Neri Cardozo marcou o gol do título aos 37 minutos. Festa da torcida do Monterrey, silência no Estádio Nuevo Corona.
Veja no vídeo abaixo os melhores momentos da decisão:
Duas partidas abriram as oitavas-de-final da Copa Libertadores da América nesta quarta-feira. Três times brasileiros estiveram em campo e nenhum venceu.
Inter e Fluminense não conseguiram balanças as redes do Beira-Rio (foto: globoesporte.com.br)
No duelo entre os brasileiros Internacional e Fluminense, no Beira-Rio, em Porto Alegre, nada de gols. O empate em 0 a 0 deixa a definição da vaga nas quartas para o Rio de Janeiro. A partida foi equilibrada, sem muitas oportunidades de gol para os dois lados. Mas o Colorado teve um pênalti a seu favor na segunda etapa, cobrado pelo argentino Dátolo e defendido por Diego Cavalieri. Nos acréscimos, Jô colocou uma bola na trave para desespero do torcedor do Inter. O jogo da volta será no Engenhão no dia 10 de maio e o Inter jogará pelo empate com gols. Para o Flu, só a vitória interessa.
As bolas paradas decidiram o jogo na altitude de La Paz (foto: globoesporte.com.br)
Na altitude de La Paz, o Santos foi derrotado pelo Bolívar por 2 a 1 e precisará vencer na Vila Belmiro para avançar às quartas-de-final. O gol marcado fora de casa dá a possibilidade do Peixe vencer por apenas 1 a 0 em seu estádio. Os três gols da partida saíram de cobranças de falta. Na primeira etapa, o time boliviano abriu o marcador com Campos batendo falta, a bola pegou na trave e voltou no goleiro Rafael antes de entrar. Ainda antes do intervalo, Elano bateu a sua falta, o goleiro defendeu e Maranhão marcou no rebote, empatando o jogo para os brasileiros. Na etapa final, novamente Campos cobrou com perfeição e dessa vez a bola entrou direto. A volta está marcada para o dia 10 de maio em Santos.
Confira os jogos de ida das oitavas da Libertadores:
Três partidas abriram as oitavas-de-final da Copa do Brasil nesta quarta-feira.
Jogadores do Palmeiras festejam o gol que abriu o placar (foto: terra.com.br)
Na Vila Capanema, em Curitiba, o Palmeiras derrotou o Paraná por 2 a 1 e deu um importante passo para a classificação às quartas-de-final do torneio. O Verdão jogará pelo empate em casa ou até por um derrota de 1 a 0. Para o Tricolor, somente vitórias por dois gols de diferença ou por um gol de diferença se fizer pelo menos três. O time paulista saiu na frente com um gol de falta de Marcos Assunção aos 21 minutos do primeiro tempo. O time da casa empatou aos 38, ainda da etapa inicial, com Luisinho. O gol da vitória do Verdão foi do zagueiro Henrique, cobrando pênalti aos 33 minutos da etapa final. O jogo da volta está marcado para o dia 09 de maio.
Rafael Tolói comemora o primeiro gol da vitória do Goiás (foto: terra.com.br)
No Serra Dourada, em Goiânia, o Goiás bateu o Atlético-MG por 2 a 0, tirou a invencibilidade do Galo na temporada e vai para Minas Gerais com uma boa vantagem, podendo perder por até um gol de diferença para se classificar ou por dois gols, desde que faça pelo menos um. O time mineiro terá que vencer por goleada, de três ou mais gols de diferença. O primeiro gol do Esmeraldino foi marcado logo aos 11 minutos de partida pelo zagueiro Rafael Tolói. No começo da segunda etapa, aos 5 minutos, Richarlysson falha feio e Ricardo Goulart marca o segundo gol do time da casa, fechando o placar do jogo. Na quinta-feira da próxima semana, as duas equipes voltam a se enfrentar no estádio Independência.
Momento em que Léo Silva é expulso ainda no primeiro tempo (foto: terra.com.br)
Um pouco mais cedo, no Canindé, em São Paulo, Portuguesa e Bahia empataram em 0 a 0 o jogo de ida das oitavas. A Lusa jogará no Pituaçu pelo empate com gols ou qualquer vitória. O Tricolor só passa para as quartas se vencer o time paulista, por qualquer placar. A Portuguesa perdeu Léo Silva expulos ainda no primeiro tempo, enquanto o Bahia também ficou com dez jogadores quando Gerley recebeu o cartão vermelho já na etapa complementar. A volta será disputada no dia 10 de maio.
Confira os jogos de ida das oitavas da Copa do Brasil:
Oito partidas completaram a 33ª rodada do Campeonato Italiano nesta quarta-feira.
Borriello comemora o gol da vitória da líder Juventus (foto: goal.com)
Fora de casa, a líder Juventus derrotou por 1 a 0 e rebaixou o lanterna Cesena, mantendo-se na liderança isolada da Serie A italiana. Borriello foi o autor do gol da vitória, marcado aos 35 minutos da etapa final.
Boateng fez o gol do triunfo do Milan no San Siro (foto: goal.com)
O vice-líder Milan bateu o desesperado Genoa por 1 a 0 no San Siro e não deixou a Juve escapar. O gol foi marcado por Boateng, aos 41 minutos do segundo tempo. A diferença para o líder seguem em três pontos.
Nas outras partidas, a Lazio perdeu para o Novara por 2 a 1 e viu o Napoli encostar ao vencer o Lecce por 2 a 0. A Inter de Milão derrotou a Udinese por 3 a 1 e colou no próprio adversário que está na zona da Liga Europa. A Roma perdeu a chance de adentrar esta zona ao perde por 2 a 1 para a Fiorentina.
Confira os jogos da 33ª rodada da Serie A italiana:
Terça-feira Atalanta 1 x 0 Chievo Cagliari 3 x 0 Catania
Quarta-feira Novara 2 x 1 Lazio Lecce 0 x 2 Napoli Roma 1 x 2 Fiorentina Udinese 1 x 3 Inter de Milão Palermo 1 x 2 Parma Siena 1 x 1 Bologna Cesena 0 x 1 Juventus Milan 1 x 0 Genoa
Nesta quarta-feira foi definido o adversário do Chelsea na grande final da UEFA Champions League.
Com o Santiago Bernabéu lotado, o Real Madrid entrou em campo precisando de uma vitória simples de 1 a 0 ou por dois ou mais gols de diferença para se classificar à final do torneio e continuar sonhando com o décimo título. O Bayern de Munique, que venceu o primeiro jogo por 2 a 1, necessitava de apenas um empate para ir à decisão que será na sua casa, no Allianz Arena.
Do céu ao inferno, CR7 fez dois gols no tempo normal mas perdeu pênalti decisivo (foto: globoesporte.com.br)
Durante os 90 minutos, o resultado do jogo de ida se repetiu, mas invertido. O Real Madrid venceu por 2 a 1 o Bayern de Munique e levou o jogo para a prorrogação. Os gols foram todos marcados na primeira etapa. Cristiano Ronaldo, aos 6 minutos cobrando pênalti, e aos 14, deu uma vantagem para o time merengue que o colocaria na decisão. Mas também cobrando pênalti, Robben descontou aos 27. O resultado se estendeu por todo o tempo normal e também pela prorrogação. Restavam as penalidades para definir o clube finalista.
Após pouco menos de cinco minutos de descanso, os dois times foram para os pênaltis. Alaba converteu a primeira cobrança. Cristiano Ronaldo, que vinha de 25 pênaltis seguidos sem perder, pegou a bola e... Bateu fraco, permitindo a defesa de Neuer. Na sequência, Mario Gómez fez 2 a 0 para o Bayern.
Kaká, que entrou no segundo tempo, tinha a chance de diminuir, mas acabou telegrafando o canto (o mesmo de CR7) e Neuer, mais uma vez, defendeu. Quando tinha a chance de praticamente liquidar a fatura, Kroos chutou rasteiro, sem força, e Casillas fez a defesa.
Schweinsteiger fez o pênalti que colocou o Bayern de Munique na final (foto: globoesporte.com.br)
Xabi Alonso, na terceira cobrança do Real, finalmente marcou. Logo depois, Lahm bateu com uma “pequena” cavadinha, e Casillas salvou sem problemas: 2 a 1 para o Bayern. O zagueiro Sergio Ramos partiu para a quarta cobrança do Real e mandou longe, muito longe. Schweinsteiger, então, tinha a chance de garantir o Bayern na decisão em casa. E não a desperdiçou. Com força, deslocando Casillas, colocou no fundo da rede, calou o Bernabéu e fez a festa dos bávaros.
A equipe comandada por Jupp Heynckes vai buscar o seu quinto título em final inédita contra o Chelsea, que ainda não conquistuo a Champions - bateram na trave em 2008, diante do Manchester United, nos pênaltis. A final será disputada na casa do Bayern de Munique no dia 19 de maio.
Confira os jogos de volta das semifinais da Champions League:
Terça-feira Barcelona 2 x 2 Chelsea - ida: 0 x 1
Quarta-feira Real Madrid 2 x 1 Bayern de Munique - ida: 1 x 2
Nesta segunda-feira, um verdadeiro golaço de placa foi marcado no futebol sueco. O lance, protagonizado por Stefan Ishizaki, do Elfsborg, mescla visão, com técnica e bastante sorte também.
A partida entre Örebro e Elfsborg encerrou a 5ª rodada do Campeonato Sueco. Vitória do time visitante por 2 a 0. A obra de arte de Ishizaki foi o primeiro gol do jogo. O goleiro do Örebro saiu da sua área para rebater a bola e acertou um chutão. A bola atravessou a linha do meio-campo e sem deixar ela cair, o artista do dia finalizou do seu campo de defesa de voleio para marcar. Que pintura!
Em jogo adiado da 29ª rodada do Campeonato Inglês, três minutos decidiram a vitória do Bolton por 2 a 1 sobre o Aston Villa, mesmo atuando na casa do adversário nesta terça-feira.
Jogadores do Bolton festejam vitória de virada sobre o Aston Villa (foto: terra.com.br)
O gol do time da casa foi marcado por Warnock, aos 16 minutos do segundo tempo, enquanto Petrov e N'Gog viraram o marcador nos dois minutos seguintes. Com o resultado, o Aston Villa se mantém na 15ª colocação e vê a zona de rebaixamento se aproximar cada vez mais. Já o Bolton, mesmo com a vitória, continua entre as equipes que disputariam a segunda divisão na próxima temporada, na 18ª posição.
Duas partidas abriram a 33ª rodada do Campeonato Italiano nesta terça-feira. Esta rodada é aquela que foi adiada devido à morte de Morosini.
Thiago Ribeiro (19) fez o primeiro gol da goleada do Cagliari (foto: terra.com.br)
O Cagliari goleou o Catania por 3 a 0 em seu estádio e se afastou da zona do rebaixamento. O Catania, por sua vez, perdeu mais uma chance de encostar na zona de classificação para a Liga Europa. Os sul-americanos fizeram a festa na partida. O brasileiro Thiago Ribeiro, ex-jogador do São Paulo e do Cruzeiro, abriu o placar aos 20 minutos do primeiro tempo. Mas foi na etapa final que a equipe fechou o marcador, com gols do chileno Mauricio Pinilla - ex-Vasco - aos 35 min do segundo tempo e do colombiano Victor Ibarbo dez minutos depois.
O outro jogo desta terça também foi decidido por um jogador sul-americano. O argentino Maxi Moralez fez o gol que deu a vitória e os três pontos para a Atalanta, que bateu o Chievo por 1 a 0. Ambos estão na zona intermediária da tabela, longe das ligas européias e também distante da zona do rebaixamento.
Confira os jogos da 33ª rodada da Serie A italiana:
O primeiro finalista da UEFA Champions League foi definido nesta terça-feira.
O Chelsea eliminou o atual campeão Barcelona e se garantiu a grande final que será disputada em Munique após empatar em 2 a 2 no Camp Nou mesmo jogando com um jogador a menos desde o primeiro tempo.
O brasileiro Ramires fez um lindo gol e ajudou o Chelsea a eliminar o Barça (foto: globoesporte.com.br)
Depois da vitória dos ingleses no jogo de ida em Londres, para o Barça só restava vencer por dois gols de diferença para tentar o bi. Então, os catalães dominaram o primeiro tempo tentando furar a muralha construída pelo Chelsea para parar o favorito. O primeiro gol da partida foi marcado por Busquets, aos 34 minutos da primeita etapa. O Barcelona ainda precisava de mais um gol para evitar a decisão nos pênaltis. E tudo parecia caminhar para mais uma final com o melhor time do mundo, pois aos 37 minutos, o experiente John Terry deu uma joelhada em Alexis Sánchez e recebeu o cartão vermelho direto e deixou o time londrino com um jogador a menos. Aos 44, agora com um jogador a mais em campo, Iniesta fez o segundo gol do time da casa, o que colocaria o Barça na final. Nem deu para comemorar direito, porque o brasileiro Ramires marcou um lindo gol nos acréscimos da primeira etapa e voltou a colocar os Blues na final.
Messi perdeu um pênalti no início da segunda etapa (foto: globoesporte.com.br)
Mas tinha o segundo tempo todo pela frente e o poderoso Barcelona com 11 contra 10 jogadores e 95 mil torcedores empurrando. Logo no segundo minuto, pênalti para os espanhóis. Messi, o melhor jogador do mundo e o maior artilheiro em uma edição da Champions, cobrou e... perdeu. A bola foi no travessão! O Barça continuou tentando, mas tava irreconhecível na etapa final. O Chelsea se segurando como podia. Até que aos 47 minutos, em um contra-ataque mortal, Fernando Torres acabou de vez com o sonho do bicampeonato do Barça e revigorou a esperança do primeiro título dos Blues no torneio.
O Chelsea espera a definição do duelo entre Real Madrid e Bayern de Munique nesta quarta-feira, no Santiago Bernabéu, para conhecer o seu adversário em Munique.
Confira os jogos de volta das semifinais da Champions League:
Egito, Bielorrússia e Nova Zelândia. Estes são os primeiros rivais da Seleção Brasileira na busca pela medalha de ouro inédita nas Olimpíadas de Londres. Em sorteio na sala Bobby Moore do Estádio de Wembley realizado nesta terça-feira, faltando 94 dias para a abertura dos Jogos, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, definiu os grupos com ajuda do ex-atacante Ronaldo, medalha de bronze em 1996. Nas quartas de final, o time de Mano Menezes poderá ter a Espanha pela frente.
Ronaldo auxiliou Jerome Valcke no sorteio dos grupos (foto: globoesporte.com.br)
A estreia da Seleção no Grupo C será em 26 de julho, em Cardiff, no País de Gales, contra o Egito. Três dias depois, a equipe canarinho pega a Bielorrússia no estádio Old Trafford, em Manchester. O último desafio da primeira fase será contra a Nova Zelândia, em Newcastle (o futebol das Olimpíadas não será só em Londres: haverá ainda partidas em Coventry e até na Escócia, em Glasgow).
Em 8 de junho, o técnico Mano Menezes diminuirá a lista de 52 para 35 nomes. E, finalmente, em 6 julho, a lista final será divulgada. Serão 15 atletas sub-23 e apenas três com idade superior a 23 anos.
Se avançar em primeiro lugar, o Brasil enfrentará nas quartas de final o segundo colocado do Grupo D, que tem Espanha, Japão, Honduras e Marrocos. Se ficar na segunda posição, a Seleção pegará o líder da chave D.
Os jogos das quartas serão no dia 4 de agosto. As semifinais serão disputadas três dias depois, enquanto a final está marcada para 11 de agosto no estádio de Wembley, em Londres.
O torneio em Londres marca o retorno de um time de futebol único da Grã-Bretanha às Olimpíadas. Medalha de ouro em 1908 e 1912, a seleção que une jogadores de Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, não disputa os Jogos há 52 anos. A expectativa é que o meia David Beckham, do Los Angeles Galaxy, seja a estrela da equipe em Londres.
Veja como ficaram os grupos:
Grupo A -> Grã-Bretanha, Senegal, Emirados Árabes e Uruguai.
Grupo B -> México, Coreia do Sul, Gabão e Suíça.
Grupo C -> Brasil, Egito, Bielorrússia e Nova Zelândia.
Grupo D -> Espanha, Japão, Honduras e Marrocos.
Matéria extraída do site http://globoesporte.globo.com
Nesta segunda-feira, a 27ª rodada do Campeonato Português foi encerrada com um partida.
Em partida recheada de cartões amarelos para os dois lados e um vermelho para o time da casa, o visitante Olhanense venceu por 1 a 0 e complicou mais ainda o Académica.
(foto: maisfutebol.iol.pt)
O Olhanense não tem mais pretensões no campeonato e nem riscos de cair, enquanto o time de Coimbra está com apenas dois pontos a mais que o Feirense, primeiro time da zona do rebaixamento. O Académica completou 15 rodadas seguidas sem vitória na liga. A última vitória foi em dezembro do ano passado. Que fase!
O gol do jogo foi marcado por Rui Pedro Duarte, aos 16 minutos do segundo tempo.
Confira os jogos da 27ª rodada do Português:
Sexta-feira Paços Ferreira 1 x 1 Braga
Sábado Benfica 4 x 1 Marítimo Vitória de Guimarães 3 x 2 União Leiria Porto 3 x 0 Beira Mar
Domingo Feirense 1 x 0 Vitória de Setúbal Gil Vicente 0 x 0 Rio Ave Nacional 2 x 3 Sporting
Uma partida encerrou a 34ª rodada do Campeonato Espanhol nesta segunda-feira.
Osasuna e Málaga entraram em campo com obejtivos bem definidos. O visitante, 4º colocado, queria a vitória para abrir vantagem dentro da zona da Champions League e encostar no Valencia. Os anfitriões buscavam o triunfo para entrar novamente na zona da Liga Europa e encostar no próprio adversário da noite, que no momento tem a última vaga da Champions.
Osasuna e Málaga empataram no encerramento da 35ª rodada (foto: odia.ig.com.br)
Depois de um primeiro tempo sem gols, a rede balançou uma vez para cada lado na etapa final e o empate em 1 a 1 acabou sendo o resultado do jogo. O Málaga se mantém bem na 4ª colocação e o Osasuna segue fora da zona da Liga Europa, em 8º lugar. Nino, aos 8 minutos, fez o primeiro gol da partida para os donos da casa. O empate do "novo rico" do futebol espanhol foi aos 22, gol de Cazorla.
Confira os jogos da 34ª rodada do Espanhol:
Sábado
Mallorca 1 x 0 Zaragoza
Sporting Gijón 2 x 1 Rayo Vallecano
Barcelona 1 x 2 Real Madrid
Sevilla 1 x 1 Levante
Domingo
Granada 1 x 0 Getafe
Real Sociedad 1 x 1 Villarreal
Racing Santander 0 x 1 Athletic Bilbao
Atlético de Madrid 3 x 1 Espanyol
Valencia 4 x 0 Bétis
A Entrevista Exclusiva desta semana traz um bate-papo com o atacante Segundinho, jogador alagoano com passagens pelo futebol sueco e pelo futebol japonês. Segundinho, que voltou ao país para resolver assuntos pessoais, está sem clube, mas nos falou sobre as suas experiências na Europa e na Ásia e sobre a sua carreira de jogador profissional de futebol. Confira:
Nome: Fernando Antonio Targino Gama Segundo
Idade: 24 anos
Posição: Atacante
Pé preferido: Direito
Naturalidade: Maceió-AL
Altura: 1,71 m
Peso: 65 kg
Clube: sem clube
1 - Segundinho, como e onde você iniciou a sua carreira no futebol? Eu iniciei pelo Agrimaq, em Maceió.
2 - Por quais clubes você jogou profissionalmente? Eu me profissionalizei pelo Murici, em Alagoas, e depois fui para Suécia, onde joguei pelo IFK Retivik e pelo Fernas SK. No Japão, atuei pelo IEC Kumamoto e ao regressar ao Brasil, joguei pelo Comercial.
3 - Você já jogou na Suécia e no Japão. Por qual dos dois países mais se adaptou? Na Suécia, pois fiz grandes amizades, o que ajudava a me segurar nos momentos difíceis, e o estilo de vida não se diferencia tanto do Brasil. No Japão é tudo o oposto do que você já viveu, você tem que aprender tudo novamente. alimentação (apesar de gostar da culinária japonesa), costumes, religião... tudo é muito diferente. Tem que tentar se adaptar de toda as formas. 4 - E as dificuldades. Quais foram? Acho que a distância é o que pesa mais, mesmo com a facilidade da internet, nunca é a mesma coisa. Estar longe das pessoas que realmente gostam de você, quando bate a solidão não ter um amigo pra conversar e sua família pra te dar um abraço faz você pensar muito em retornar pra casa, mas quando você está em campo, treinando ou jogando, aquilo ali satisfaz o seu desejo de correr atrás dos seus objetivos e superar tudo. A comunicação também complica um pouco, talvez por isso tenha me adaptado mais a Suécia porque todo mundo fala inglês e no Japão, onde eu estava tinha poucos brasileiros e a maioria das pessoas não falavam outro idioma além do japonês.
No Fernas SK, da Suécia (foto: arquivo pessoal)
5 - O futebol brasileiro, o sueco e o japonês, quais são as principais diferenças entre eles? No Brasil, hoje, o futebol é muito competitivo, mesmo tendo jogadores que se diferenciam em algumas equipes, é equilibrado. Mas aqui, acredito que chega mais longe quem está melhor fisicamente, o time que tiver melhor de perna tende a chegar mais longe, contando com um elenco de qualidade logicamente. No futebol sueco, eles são muito fortes, abusam da força, a qualidade técnica não é tão grande, apanhei muito por lá, eles deixam o jogo seguir muito e dificilmente marcam falta, o jogo é mais truncado. No japonês, eles correm demais, tem jogadores muito inteligentes, mas a maioria usa mais a velocidade. A grande vantagem que os japoneses tem hoje é a disciplina, se o treinador mandar um lateral ir no fundo e cruzar 200 vezes no treino, ele faz as 200 sem reclamar. Aqui no Brasil o jogador já fica de ''biquinho'' achando que sabe mais que o treinador, por isso acho que o futebol japonês vem numa ascensão muito grande e em breve será uma das forças do futebol. Enfim, pude aprender um pouco em cada canto, juntando essa experiência para aproveitar da melhor forma.
6 - Por ser brasileiro você foi tratado diferentemente dos seus companheiros nesses países? Sim, mas de uma forma positiva. Por ser brasileiro, eles acham que você e mais 1 ou 2 companheiros vão resolver a situação. Se o clube está bem, é porque todo o time tem qualidade e se está numa situação ruim, é culpa dos brasileiros que não estão trazendo o resultado. Querendo ou não, tem uma cobrança forte por razão da sua nacionalidade. Mas acho essa cobrança boa, faz você querer sempre estar bem, sempre estar mostrando. 7 - Neste momento você está sem clube, certo? Você já tem propostas avançadas do Brasil ou do exterior? Sim. Tenho proposta de fora do Brasil. No momento tem uma pessoa que está tomando a frente disso.
No IFK Retivik, da Suécia (foto: arquivo pessoal)
8 - Qual o jogo mais importante da sua carreira até o momento? A final da liga de Kyushu, no Japão, nós perdemos, mas serviu pra eu aprender muito. Eu estava bem demais no jogo. Saímos perdendo de 1 a 0 e empatamos no segundo tempo. No finalzinho do jogo eu chutei no canto e o goleiro meteu pra escanteio. Até hoje me pergunto como aquela bola não entrou. Depois disso, acabou e foi para os pênaltis. O primeiro pênalti eu bati e perdi. Na sequência, o nosso capitão também perdeu. Naquele momento, fui do céu ao inferno muito rápido, tava sendo o nome do jogo e de repente virei o vilão. Mas tudo serviu como aprendizado. Fiquei triste, mas hoje vejo pelo lado positivo. Aprendemos mais nas derrotas que nas vitórias, tinha ouvido isso, mas depois desse dia, vi o quanto era verdade.
9 - E um gol inesquecível que você fez? O meu primeiro jogo pelo Fernas, da Suécia. Eu estava querendo mostrar serviço e aquele nervosismo normal, sem saber se ia agradar ou não. Começou a dar tudo certo. No primeiro tempo fui tentar cruzar uma bola, pegou errado e foi direto para o gol. Foi sem querer, mas ficou guardado na minha cabeça até hoje. Foi um gol importante porque ajudou a aumentar a minha confiança.
10 - Na infância você torcia para qual time? Torce até hoje? O CRB e continuo torcendo, tenho amigos lá que jogaram comigo. Como estou na minha cidade, vou ver a final do Alagoano como torcedor mesmo.
No Falu FK, da Suécia (foto: arq. pessoal)
11 - Qual seu ídolo no futebol? Clécio e Eli Sabiá. ambos zagueiros, mas que representam muito pra mim, por suas atitudes e pela humildade. O lado humano desses dois eu nunca vi igual. Pena que o meu grande amigo Clécio não esteja mais nos gramados, está jogando no time do céu (ele faleceu um dia depois de um jogo, quando estava no ASA de Arapiraca).
12 - Você tem um sonho que deseja concretizar na carreira? Eu procuro apenas fazer o que eu gosto, jogar futebol. O resto entrego nas mãos de Deus, creio que Ele tem um plano na vida de cada um de nós. O que for acontecendo eu tento enxergar da melhor forma.
13 - O que você espera para 2012? Que uma pessoa muito especial pra mim fique bem de saúde, para que eu possa seguir com a cabeça tranquila. Só isso! O resto, depois a gente corre atrás.
14 - Quais as dicas que você deixa para os garotos que sonham em ser um jogador profissional? Apenas acredite, bote na cabeça que é capaz, se jogue mesmo. Seja humilde e tente chegar nos seus objetivos sem passar por cima de ninguém. E sempre peça a Deus que Ele guie seus passos.
Veja alguns lances de Segundinho no vídeo abaixo:
O Blog Gol em Gol agradece a atenção de Segundinho.
A penúltima rodada do returno do Campeonato Paranaense foi encerrado neste domingo e já definiu o campeão.
No Couto Pereira, o clássico Atletiba era decisivo e mostrou isso dentro de campo. Se o Atlético-PR vencesse, roubaria a liderança do Coritiba e ficaria a uma vitória de conquistar o título do Paranaense sem precisar jogar a final. O Coxa precisava bater o Furacão para conquistar o returno e garantir a presença na decisão do estadual contra o próprio rival.
Tcheco levanta a taça do returno para o Coritiba (foto: globoesporte.com.br)
E o Coritiba não decepcionou a sua torcida, que lotou o estádio e empurrou o time do início ao fim. Vitória por 4 a 2, título do returno e garantia de uma final que promete. Os gols do 350° Atletiba foram marcados por Everton Ribeiro, Lincoln, Roberto e Renan Oliveira para o Coritiba, enquanto os meias Paulo Baier e Zezinho descontaram para o Atlético-PR. Com o resultado, o Coxa também amplia a vantagem sobre o rival no histórico do confronto. Agora, tem 134 vitórias, contra 109 do Furacão e 107 empates.
Confira os resultados da 10ª rodada do returno do Paranaense: