NetShoes

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Onde está a Sampdoria?

Nesta semana vamos falar sobre a tradicional Sampdoria, equipe de futebol da Itália por onde desfilou diversos craques, principalmente nos anos 80 e 90.

A Sampdoria foi fundada em 1946 com a fusão de dois clubes da cidade de Gênova, o Sampierdarenese e o Andrea Doria. Como pode-se perceber, o nome do clube também surgiu de uma fusão. 

Na sua história, a Samp conquistou apenas por uma vez a Serie A do Campeonato Italiano, na temporada 1990-91. Mas a sua coleção de títulos não para por aí. O clube ainda conquistou a Copa da Itália por quatro oportunidades, três nos anos 80 e um nos anos 90, e foi campeão da Recopa Européia da temporada 1989-90. Vale destacar que a Sampdoria foi finalista da UEFA Champions League na temporada 1991-92, perdendo para o Barcelona por 1 a 0 na prorrogação.

Roberto Mancini, ídolo maior




Craques como o meia brasileiro Toninho Cerezo, os incríveis meias holandeses Gullit e Seedorf, o atacante alemão Klinsmann, os clássicos meias argentinos Verón e Ortega, o sérvio Mihajlovic, além dos selecionáveis italianos Zenga, Roberto Mancini, Pagliuca, Vialli, Chiesa, Cassano e Signori, passaram e deixaram suas marcas com a camisa azul com listras vermelhas, pretas e brancas na alutra da barriga.

Mas e hoje? O que aconteceu com a Sampdoria? Por onde anda um dos mais tradicionais times do país? 

Na temporada passada, a equipe fez uma campanha pífia na Serie A e ficou na 18ª colocação na classificação final, amargando a queda para a Serie B. Pela segundona italiana, a Samp não faz uma campanha boa nesta temporada, está na 7ª posição com 12 pontos a menos que a zona de promoção e com 7 rodadas a disputar, e provavelmente deverá disputar a Serie B de novo na próxima temporada.

No elenco atual, três brasileiros tentam ajudar a Sampdoria a retornar aos bons momentos. O goleiro Da Costa, o meia Renan e o atacante Éder Citadin. Dos medalhões, dois se destacam. O goleiro argentino Romero e o centro-avante italiano Pozzi.

O elenco da Sampdoria da atual temporada (foto: sampdoria.it)

Nenhum comentário:

Postar um comentário