NetShoes

terça-feira, 8 de maio de 2012

Onde está o Torino?

Hoje vamos falar de um dos maiores e mais tradicionais clubes da Itália, o Torino. O time da cidade de Turim (Torino, em italiano) já foi base da seleção italiana, já dominou o futebol do país e protagonizou uma das maiores tragédias do futebol mundial.

Imagem: futebolminuto.blogspot.com
O Torino foi, na década de 40, uma das melhores equipes da Europa. Em um jogo da Itália contra a Hungria, em 1947, somente o goleiro não fazia parte do time grená. Todos os jogadores de linha eram do Torino. Nessa década, 'Il Toro' era o maior time do país, conquistou quatro campeonatos italianos, uma copa da Itália e bateu diversos recordes que ajudaram a construir o mito: maior número de pontos em um campeonato (65, lembrando que naquela época a vitória valia dois pontos), maior diferença de pontos para o segundo colocado (16), mais gols marcados (125), melhor média de gols feitos (3,787), maior goleada em casa (10 a 0 no Alexandria) e maior goleada fora (7 a 0 na Roma).

Mas em 4 de maio de 1949, após disputar um amistoso contra o Benfica, em Lisboa, o avião que trazia a delegação da equipe italiana chocou-se contra a Basílica de Superga. Toda a delegação morreu e o episódio ficou conhecido como Tragédia de Superga. O fato causou comoção mundial. Mais de 500 mil pessoas compareceram ao funeral dos jogadores, comissão técnica e os demais acompanhantes do voo. Em um grande gesto de respeito, os quatro clubes que jogariam as últimas quatro partidas do Campeonato Italiano daquele ano contra o Torino, escalaram, assim como o time grená, os juvenis para o jogo. O Torino venceu as partidas e sagrou-se campeão.

O clube demorou a voltar a ser o grande Torino que era. Dos sete títulos italianos, apenas um foi conquistado após esta tragédia, na temporada 1975-76. 'Il Toro' também venceu a Copa da Itália em cinco ocasiões, a mais recente na temporada 1992-93. 

Júnior foi homenageado no centenário do clube (foto: globo.com)

O Torino teve diversos jogadores famosos vestindo seu manto. Os brasileiros Júnior, Casagrande e Müller jogaram no clube nos anos 80 e 90. Os craques uruguaios Francescoli e Recoba, o francês Angloma, o belga Scifo e os ídolos italianos Mazzola, Cesare Maldini e Gigi Meroni foram grandes jogadores que estão na história do time de Turim. 

Onde anda esse clube que tanta coisa fez pelo futebol italiano? Onde está o Torino nos dias de hoje?

A boa notícia é que 'Il Toro' está muito próximo do regresso à Série A italiana. O time é o primeiro colocado da Série B faltando quatro jogos para o fim da temporada. Jogadores como o defensor Di Cesare e o artilheiro Bianchi fazem uma excelente temporada. 

Com a promoção quase garantida, o que se espera do Torino é uma regularidade maior. Nos últimos anos o time conseguiu estar na elite do futebol italiano algumas vezes, mesmo tendo falido em 2005, mas não se manteve e voltou ao segundo escalão do país. Um time com tanta tradição, uma camisa histórica e muitos torcedores apaixonados, merece voltar a ser grande e, quem sabe, voltar a brigar em igualdade com seu grande rival, a campeã Juventus, no Derby della Molle.

Jogadores do Torino festejam gol (foto: tuttosport.com)

Fonte: http://www.torinofc.it

Nenhum comentário:

Postar um comentário