NetShoes

sábado, 30 de junho de 2012

Após imbróglio, Madureira abre a Série C do Brasileirão com vitória sobre o Brasiliense no Rio; outras três partidas do Grupo B foram disputadas neste sábado


Foram 32 dias de impasse até o primeiro jogo da Série C de 2012 neste sábado, quando o Madureira recebeu o Brasiliense no acanhado Estádio Conselheiro Galvão - com capacidade para cerca de 3,3 mil pessoas - e conseguiu a vitória por 1 a 0, finalmente dando o pontapé inicial na terceira divisão do Campeonato Brasileiro. A competição era para ter começado no fim de maio, mas um imbróglio envolvendo a inclusão do paraibano Treze atrasou o seu início.

Jogadores do Madureira comemoram o gol de Bruno Luiz (foto: esportes.terra.com.br)

Na partida marcada para as 15h (de Brasília) deste sábado, o Madureira venceu graças a um gol de Bruno Luiz, aos 27min do primeiro tempo. Assim, o time carioca largou na frente no Grupo B, que conta com dez equipes, sendo que apenas as quatro melhores avançam para as quartas de final. Daí por diante, o torneio será disputado em sistema eliminatório, com jogos de ida e volta. Os quatro clubes que avançarem às semifinais já conquistam a vaga na Série B do ano que vem.

O Grupo A da competição começa neste domingo e tem um clube a mais que a outra chave: justamente o Treze, que precisou ser incluído de última hora, ainda na sexta-feira. O time de Campina Grade só estreia na Série C na próxima quarta, contra o Salgueiro, fora de casa. A equipe pernambucana, adversária do Treze, deveria estrear neste domingo, mas o jogo contra o Rio Branco precisou ser adiado porque não havia passagens disponíveis para a capital do Acre, local da partida.

Apesar do início da Série C com o Treze, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda promete lutar na Justiça para excluir o clube da competição. Desta forma, o torneio tem grandes chances de viver novas paralisações até o seu término, no final do ano.

Mais resultados

Ainda neste sábado, também pelo Grupo B, Santo André e Chapecoense não saíram do zero em Araras (SP). A equipe da Grande São Paulo mandou o jogo no interior paulista por causa de uma punição imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Já o Vila Nova recebeu o Oeste, de Itápolis (SP), no Serra Dourada, e goleou por 4 a 1, com dois gols de Pedro Júnior, levando o time goiano à liderança da chave. Logo atrás vem o Duque de Caxias, que mesmo jogando fora de casa, em Juiz de Fora (MG), venceu o Tupi por 2 a 0.

Entenda o imbróglio da Série C

O Treze pleiteia sua participação na Série C de 2012 por causa de um imbróglio envolvendo o Rio Branco, do Acre, na competição do ano passado. O time acriano teve o seu estádio, a Arena da Floresta, interditado pelo Ministério Público, mas recorreu da decisão na Justiça comum, o que é proibido na instância esportiva. Por isso, o Rio Branco foi excluído da competição, tentou recorrer, e conseguiu um acordo para não ser rebaixado.

Com a possibilidade de o Rio Branco cair para a Série D, o Treze se sentiu no direito de pleitear a vaga na terceira divisão, já que foi eliminado nas quartas de final da quarta divisão em 2011 e assim foi o quinto melhor time da competição - os quatro primeiros conseguiram o acesso à Série C de 2012. Uma liminar da Justiça de Campina Grande colocou o time paraibano no torneio deste ano, a CBF conseguiu o seu deferimento ao pagar uma multa de R$ 2,488 milhões, mas depois teve que acatar a decisão, anunciando a inclusão do Treze.

Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário