NetShoes

sábado, 30 de junho de 2012

No primeiro jogo sem Leão, São Paulo derruba invicto Cruzeiro em pleno Independência e se recupera no Brasileirão


O clima tenso vivido pelo São Paulo nesta semana, consequência da demissão de Emerson Leão do cargo de treinador, acabou (ou pelo menos diminuiu) na tarde deste sábado. No primeiro jogo sem o ex-técnico, a equipe do Morumbi, comandada por Milton Cruz, derrotou o Cruzeiro pelo placar de 3 a 2, em pleno Estádio Independência, em Belo Horizonte, e quebrou uma sequência de quatro vitórias consecutivas do time mineiro no Campeonato Brasileiro da Série A.

Jogadores do São Paulo comemoram gol no Independência (foto: esportes.terra.com.br)

O resultado positivo conquistado fora de casa, por conta dos gols de Luís Fabiano, Lucas e Jadson, aproxima o São Paulo da disputa pelas primeiras posições da tabela. O hexacampeão nacional soma 12 pontos na competição. Já o Cruzeiro, por outro lado, estacionou nos 14 e perdeu a liderança, em virtude da vitória por 2 a 0 do Fluminense, novo primeiro colocado com 15, sobre o Náutico.

Agora embalado pela vitória fora de casa, o São Paulo volta ao Morumbi no próximo domingo. A partir das 16h (de Brasília), no dia 8 de julho, o time de Milton Cruz receberá o Coritiba, finalista da Copa do Brasil. Por outro lado, o Cruzeiro buscará reencontrar o bom momento no sábado, dia 7, às 18h30, quando enfrentará o Internacional, no Beira-Rio.

Embalado pela sequência de quatro vitórias consecutivas e pelo apoio do torcedor no Independência, o Cruzeiro iniciou o compromisso deste sábado impondo o jogo veloz que o caracteriza neste início de Campeonato Brasileiro. Especialmente pelo lado esquerdo, o time mineiro conseguia minar o esquema de três zagueiros (Edson Silva, Rhodolfo e João Filipe) armado pelo técnico interino Milton Cruz, que novamente ocupa o cargo.

Apesar do domínio cruzeirense, o São Paulo acabou sendo o primeiro clube a comemorar na tarde deste sábado. Aos 12min, em contra-ataque puxado por Lucas pela direita, o ala Douglas passou pela marcação de Éverton e cruzou para o centro da área. A bola desviou discretamente em Victorino e atrapalhou Rafael Donato. O defensor, estreante do dia no Cruzeiro, furou e viu Luís Fabiano aproveitar para abrir o marcador.

O erro grotesco de Rafael Donato, contudo, acabou compensado no minuto seguinte. Depois de escanteio pela esquerda, a bola alcançou o próprio Donato na segunda trave. O defensor tocou firme de cabeça, completamente sem marcação, e tirou de si a enorme pressão por conta da falha cometida no primeiro gol são-paulino.

As falhas defensivas de São Paulo e Cruzeiro tornaram o primeiro tempo extremamente movimentado. Ambos os clubes criaram boas chances, mas o time visitante foi quem terminou a primeira parte do duelo em vantagem. Aos 16min, Luís Fabiano arrancou pelo meio e acabou desarmado. Para sorte do centroavante, a bola sobrou no pé de Lucas, que arrancou, cortou para a perna direita e bateu com precisão.

O tento anotado pelo camisa 7 permitiu ao São Paulo adotar uma maior cautela no início do segundo tempo, investindo apenas em contra-ataques. E, desta forma, o clube do Morumbi conseguiu ampliar o marcador. Maicon, novidade no time titular neste sábado, descolou um lindo lançamento e deixou Cortez diante de Fábio. O lateral esquerdo chutou em cima do goleiro rival, mas, na sobra, Jadson arrematou firme e ampliou.

O terceiro gol são-paulino obrigou o Cruzeiro a exercer uma forte pressão até o final do jogo no Independência. O ritmo ofensivo do clube mineiro aumentou ainda mais depois dos 8min. Depois de outro escanteio, Léo desviou na primeira trave e viu a bola chegar até Rafael Donato. O defensor se atirou e tocou firme de cabeça para diminuir o marcador.

Acuado no campo defensivo, o São Paulo se tornou dependente da velocidade de Lucas para conseguir chegar ao campo ofensivo. Por intermédio de uma jogada individual do camisa 7, o time visitante teve uma ótima chance para ampliar. O jovem meia-atacante arrancou pela direita e foi derrubado por Souza dentro da área. Na cobrança do pênalti, no entanto, Luís Fabiano parou em Fábio.

Postado no campo de ataque e dominante na etapa complementar, o Cruzeiro teve apenas duas ótimas oportunidades para igualar o marcador, e ambas com Tinga. Na primeira, o meio-campista, completamente livre na entrada da pequena área, errou a finalização e perdeu o gol. Poucos minutos depois, o experiente atleta fez grande jogada, mas pecou ao chutar e viu a bola passar sobre a meta defendida por Dênis.

Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário