Basta ter 50 zlots (cerca de R$ 28) para comprar o ingresso e saber gritar "Polska" para se juntar aos poloneses em sua euforia pela proximidade da primeira Eurocopa como co-anfitrião na história. Neste sábado, a capital enviou boas vibrações à emergente seleção da Polônia que, daqui seis dias, abre a Euro diante da Grécia, também em Varsóvia. O teste final foi mais do que positivo: 4 a 0 contra a frágil Andorra com direito a festa e tipos curiosos na arquibancada.
A torcida polonesa fez muita festa no último teste antes da Euro (foto: esportes.terra.com.br) |
Com perfis variados de torcedores, como crianças em grupos junto de familiares, mulheres de moicano ou perucas, casais apaixonados e, claro, jovens fãs da seleção, o time do treinador Franciszek Smuda conseguiu entusiasmar. Olas em série foram realizadas na arquibancada, gritos bem treinados e canções de incentivo deram o tom do que aguarda a Grécia na próxima sexta-feira.
Pouco menos de 30 mil espectadores foram à Pepsi Arena, casa do Legia Varsóvia. A abertura, entretanto, será no National Stadium, o mais moderno do país e apto para 58 mil pessoas. A chegada ao jogo, apesar do público significativo, se dá com bastante tranquilidade, seja com transporte público ou de carro. O acesso e a saída ocorrem com rapidez e de forma ordenada, sem filas nem tumulto.
O ambiente no entorno do estádio, entretanto, é similar ao de qualquer partida de futebol no Brasil, com ambulantes que vendem artigos da seleção e até um cambista em ação foi identificado. Por um cachecol da Polônia se paga 20 zlots (R$ 11), por exemplo. O artigo, mesmo em verão europeu e uma agradável temperatura de aproximadamente 15ºC, é de longe o mais comprado pelos poloneses. Chapéus de estilos bastante variados e exóticos também fazem os torcedores colocarem a mão no bolso.
Quando a bola rola são precisos poucos segundos para compreender a disparidade entre as duas equipes, por mais que a dona da casa não pertença ao primeiro escalão da Europa.
Andorra, que ocupa a posição 205 no ranking da Fifa, marca sem bola com a inocência de um time de crianças. A Polônia deitou e rolou: Obraniak abriu o placar e foi seguido por Lewandowski, o queridinho da torcida e goleador do Borussia Dortmund, além do capitão Kuba Blaszczykowski e de Wasilewski. O goleiro Szczesny, titular do Arsenal, passou 90 minutos sem pegar na bola. Também curtiu a festa final antes da Euro.
A seleção polonesa jogou com: Szczesny; Piszczek (Wojtkowiak), Wasilewski, Perquis e Boenisch; Polanski (Grosicki) e Murawski (Dudka); Blaszczykowski, Obraniak (Mierzejewski) e Rybus (Wolski); Lewandowski (Sobiech).
Fonte: Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário