NetShoes

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Onde está o Deportivo La Coruña?

O Real Club Deportivo La Coruña é um clube espanhol pelo qual os brasileiros sentem um carinho especial. O motivo de tal carinho foi as excelentes campanhas na década de 90 encabeçada por craques brasucas que entraram para a história do clube, como, por exemplo, Bebeto, Mauro Silva e Djalminha.

O Deportivo ficou por quase duas décadas sem jogar a principal divisão do futebol espanhol, desde a temporada 1972-73 até a 1991-92. Com as contratações dos brasileiros Bebeto e Mauro Silva, na temporada 1992-93, a equipe ficou conhecida como Super Depor, que esteve a ponto de conseguir sua primeira liga na temporada seguinte, não fosse um pênalti mal sucedido batido pelo sérvio Miroslav Đukić no último minuto da partida que fechava o campeonato, o que deu o título ao da liga para o Barcelona. Mas esta temporada entrou para a história como a primeira em que o Deportivo jogou uma competição continental: a Copa da UEFA.

O primeiro título de elite foi a Copa do Rei da Espanha de 1995. O Deportivo La Coruña se transformava em uma grande potência do futebol espanhol, chegando a obter três terceiros lugares e um vice-campeonato da Liga no meio da década, além da Copa do Rei e de uma Supercopa da Espanha. 

Bebeto foi ídolo no Deportivo
Na temporada 1999-2000, o Super Depor chegou ao topo e conquistou pela primeira, e única, vez na sua história o título do Campeonato Espanhol, já sem Bebeto, mas com Mauro Silva e Djalminha no time, além de jogadores renomados como o goleiro camaronense Songo'o, o zagueiro marroquino Naybet, o volante brasileiro naturalizado espanhol Donato, o meia da Seleção Espanhol Fran e o atacante holandês Mackay.


A partir daí, foram cinco anos de grande sucesso na Liga dos Campeões da UEFA, onde o time galego bateu grandes equipes europeias como o Arsenal, o Bayern, a Juventus, o Milan e o Manchester United. O time chegou até as semifinais do torneio após golear  por 4 a 0 o Milan de Dida, Cafú, Nesta, Maldini, Rui Costa, Gattuso, Pirlo, Seedorf, Kaká, Shevchenko, Tomasson e Inzaghi em uma noite histórica que ficará gravada na memória da torcida deportivista. O clube consegue também dois novos vice-campeonatos na Espanha e uma nova Copa do Rei em 2002, numa final disputada no Estádio Santiago Bernabéu contra o Real Madrid, no dia em que o clube merengue celebrava seu centenário.

Foi uma década de ascensão meteórica do Deportivo La Coruña. Mas e agora? Por onde anda este clube tão querido pelos brasileiros? 

O Deportivo, atualmente, disputa a segunda divisão na Espanha e tenta a todo custo reestruturar o seu futebol para voltar a ser o Super Depor dos anos 90. E pelo visto o time está no caminho certo. O Deportivo lidera com folga a tabela de classificação da segunda divisão, com sete pontos de vantagem para o vice-líder Celta de Vigo, e tem o seu retorno à elite bem encaminhado. Porém, não há brasileiros no atual elenco do clube.

Foto oficial com o plantel da atual temporada

Nenhum comentário:

Postar um comentário