NetShoes

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Direto da Itália: o futebol é maior que tudo isso

Os "pequenos" do futebol
(por Danilo Calegari)

O mundo que gravita em torno do futebol é muito mais extenso e vasto do que pensamos. Não são somente os trinta jogadores e mais a comissão técnica. Desde o assistente que liga os fios do microfone, passando pelo roupeiro que recolhe os uniformes suados ao pintor que embeleza o meio fio do estacionamento do estádio, e até as cheerleaders; todos dependem diretamente do futebol.

O Neymar com suas baboseiras, o Balotteli e sua porra-louquice, o Messi tímido, o Cristiano Ronaldo metrossexual... São todos a onírica e metafórica ponta do iceberg. Abaixo disso, existe um pilar que sustenta as quatro linhas, existe um Sísifo invisível que carrega a pelota da defesa até ser desarmado no ataque, voltando à defesa para repetir incessantemente seu gesto.

Torcedores do Genoa invadiram o campo e instalaram a confusão (foto: backpagefootball.com)

O torcedor tem um papel ativo no Planeta Futebol porque escolhe, conscientemente, esgoelar-se em frente à TV ou no estádio. Escolhe suportar seu clube de todas as maneiras possíveis. E por quê? Porque somos condicionados a tomar partido, a defender nossa posse, nosso território físico e psíquico. O clube para o qual torcemos é, de certo modo, um prolongamento subjetivo de nossas vontades que nunca se realizarão. Como na Idade Média, um rei que imagina sua adoração num território onde nunca pisou. Somos o proprietário irracional de um lugar que pensamos que nos pertence. Por isso, mordemos quem chega perto. Jogamos rojão em quem ultrapassar a corrente de PMs. Marcamos encontros e enfrentamentos. Atiramos e até matamos antes de empurrarmos nossos onze soldadinhos para a vitória final. Isso é o que se tem visto com mais frequência.

Por que, então, depois do que aconteceu na partida entre Genoa x Siena no último dia 22 de abril - torcedores do time da casa invadiram o campo, xingaram e intimidaram seus jogadores - não parar com essa irracionalidade que é o futebol? Talvez por um ano, seis meses...

Jogadores do Genoa foram obrigados a tirarem suas camisas (foto: thesoccerroom.com)

Porque o futebol é muito mais do que a vontade dos torcedores. Porque os torcedores que entraram em campo e exigiram a camiseta de seus jogadores, mesmo latindo cada vez mais forte, não são a maioria. Eles poluem o lençol, mas o planeta continua com água. Um clube é grande por causa de sua história e de sua torcida. É tão grande quanto um bando de pessoas que se dizem torcedores; mesmo se sabemos todos, não o são. Quem faz o que se viu no domingo, é tudo, menos torcedor.

O resultado da selvageria: o Genoa jogará em sua casa com os portões fechados até o final da temporada. Os torcedores identificados, 11 até o momento, não poderão assistir a nenhum evento esportivo nos próximos cinco anos. A polícia diz que foram mais ou menos 70 torcedores que fizeram a bagunça. Ainda tem bastante gente para ser banida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário