NetShoes

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Direto da Itália: A chance dos intermediários (se a Juve deixar!)


A chance dos 'intermediários'
(por Danilo Calegari)

A semana futebolística começou mais cedo aqui na Itália. Desde terça (18/09) a bola rolou nos campos europeus. A Champions e a Europa League começaram e junto toda a expectativa destas duas taças que são as mais cobiçadas pelas equipes europeias.

Entretanto, para os torcedores italianos, se a primeira impressão é a que fica, a sensação não é das melhores. Nos gramados verdinhos da Europa, somente o Napoli, que quase surpreendeu o último campeão da Champions, o Chelsea, na edição passada, venceu seu duelo massacrando o AIK. Neste ano o Napoli disputa a Europa League e o destaque na abertura foi a atuação de Eduardo Vargas. O chileno não perdeu a ocasião de mostrar seu faro. Marcou três dos quatro gols e com certeza vai incomodar o técnico Walter Mazzarina na escalação da equipe. De resto, somente empates. Na Champions, Milan 0 x 0 Anderlecht, Chelsea 2 x 2 Juventus. Na Euro, Udinese 1 x 1 Anzhi, Internazionale 2 x 2 Rubin Kazan, Tottenham 0 x 0 Lazio.

O Napoli 'salvou' os italianos nos campos europeus (Foto: The Big Story)

Depois da insossa estreia europeia, veio a 4° rodada do campeonato nacional. E se na Europa não vai bem, dentro das quatro linhas italianas é ainda a mesma coisa. 

Além de Hernanes que vinha regendo a Lazio, notícias boas não fazem a vez. Milão está crise. San Siro começou a ser chamado pela imprensa italiana de San Zero. Os times do maior centro futebolístico italiano não conseguem fazer gols. O Napoli empatou com o modesto Cagliari, 17° na tabela. A Lazio perdeu a invencibilidade para o Genoa. Nem o profeta conseguiu prever. A Roma venceu no tapetão o Cagliari. A temporada atual está parecendo o ocaso de uma tragédia anunciada já no fim do ano passado, com o desmantelamento de craques dos times de Milão e dos maiores clubes, Roma, Lazio, Napoli. 

A não ser a Juve. A Vecchia Signora parece acreditar nos investimentos comedidos e também na manutenção de uma base sólida, nenhum outro grande clube parece ter cara de campeão. Se alguma peça desengrenar na locomotiva juventina, este é o ano de uma equipe intermediária brilhar. Desde a temporada 90/91, quando o título ficou com a Sampdoria de Mancini e Vialli, um clube médio não vence o campeonato italiano. Depois daquele ano, o título foi dividido entre as equipes de Milão, da capital e a própria Juve. 

A Juventus é a grande favorita ao título italiano (Foto: 1000goals.com)

Não por acaso, o destaque da semana é a própria Juventus. No meio da semana, depois de estar perdendo por 2, com golaços de Oscar, os bianconeri de Turim conseguiram o empate dentro do Stamford Bridge. Foi um empate comemorado como vitória. E no sábado, Quagliarella, que já havia marcado um belo gol contra o Chelsea, fez mais dois e deixou a Juventus isolada na ponta da tabela, com 12 pontos e o favoritismo que se conquista desde o início da temporada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário