Nesta quarta-feira, os grupos A, B, C, G, H e I da UEFA Europa League tiveram a sua 5ª rodada disputada. Mais seis times se qualificaram para a próxima fase da competição, PAOK, Standard Liége, Hannover 96, Metalist, Braga e Atlético de Madrid.
Grupo A
Jogadores do PAOK festejam vitória sobre o Tottenham em Londres: gregos avançam à próxima fase |
Em Londres, um resultado surpreendente. O PAOK Saloniki derrotou o Tottenham por 2 a 1, segue como líder isolado do grupo e já se garante na próxima fase do torneio, deixando os ingleses na 3ª posição. Em apenas 14 minutos de jogo, Salpingidis e Athasiadis marcaram dois gols para os gregos. Ainda na primeira etapa, Modric diminuiu para os Spurs, que se complicaram.
Na Rússia, o Rubin Kazan goleou o lanterna Shamrock Rovers por 4 a 1 e fica a um empate da vaga. Os gols do time russo foram marcados por Haedo Valdez, duas vezes, Natcho e Obafemi Martins. Ken Oman marcou o único gol do time irlandês.
Grupo B
Jogador do Standard Liége conversa com seu treinador durante a vitória sobre o Hannover |
Na Bélgica, o Standard Liége venceu o Hannover 96 por 2 a 0, assumiu a liderança isolada da chave e avançou para a fase seguinte. Os gols da vitória foram de Tchité e Cyriac. Os alemães estão na 2ª colocação mas já garantiram vaga na próxima fase.
Na Polônia, o Vorskla e o Copenhagen empataram em 1 a 1. Os dois times já não têm mais chances de classificação. Os gols do jogo foram marcados pelo mesmo jogador, N'Doye, um contra e um a favor.
Grupo C
O PSV derrotou o Légia Varsóvia na Polônia e continua invicto no torneio: ambos os times avançaram |
O líder da chave PSV Eindhoven venceu com tranquilidade por 3 a 0 o vice-líder Légia Varsóvia na Polônia, gols de Zewlakow, contra, Mertens, pênalti, e Labyad. Ambos estão classificados para a fase seguinte.
Os outros dois eliminados do grupo, Rapid Bucareste e Hapoel Tel-Aviv se enfrentaram na Romênia. Melhor para os visitantes que venceram por 3 a 1. Igiebor, Temile, de pênalti, e Toama marcaram para os israelenses. O gol do time da casa foi de Deac, de pênalti.
Grupo G
Recheado de brasileiros, Metalist garante vaga após goleada |
Na Ucrânia, o Metalist Kharkiv goleou o Austria Viena por 4 a 1 e garantiu a 1ª colocação do grupo. Os gols do time anfitrião foram marcados por Devic, Edmar, Gueye e Sosa. Mader marcou para o time visitante, que ainda tem chances de conquistar a segunda vaga.
O favorito para esta segunda vaga é o AZ Alkmaar, que atuando na Suécia contra o Malmö conquistou um empate em 0 a 0 e segue na 2ª colocação do grupo.
Grupo H
Donk, do Brugge, marcou um gol contra mas fez o gol da virada épica |
Na Eslovênia, aconteceu o jogo mais incrível do dia. O time da casa, Maribor, abriu 3 a 0 sobre o Club Brugge, gols de Volas, duas vezes, e Donk, contra. A partir dos 29 minutos da etapa final, os belgas iniciaram uma virada épica e o jogo terminou com a vitória dos visitantes por 4 a 3. Os gols da super virada foram de Dirar, duas vezes, Akpala e Donk nos acréscimos do jogo. O Club Brugge pula para a 1ª colocação, enquanto o Maribor é o lanterna.
Em Portugal, o Braga derrotou o Birmingham por 1 a 0, gol de Hugo Viana, e devido aos critérios de desempate, mesmo estando na 2ª colocação com o mesmo número de pontos que o líder, os portugueses já garantiram a vaga para a próxima fase. Os ingleses ainda têm chance, mesmo que remotas.
Grupo I
O turco Turan marcou o gol da vitória e da classificação do Atlético de Madrid na Escócia |
Na Escócia, o Atlético de Madrid conquistou uma importante vitória de 1 a 0 sobre o Celtic e garantiu-se na próxima fase do torneio. O gol da classificação foi de Arda Turan, ainda no primeiro tempo. Os escoceses ainda têm uma pequena chance de chegar à fase seguinte.
O favorito para a conquista desta segunda vaga é a Udinese, que empatou em 0 a 0 com o eliminado Rennes na França. Os italianos só dependem de um empate na última rodada para avançar.