NetShoes

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Portuguesa surpreende o Grêmio no Olímpico, chega ao 7º jogo sem derrota e se afasta da zona da degola do Brasileirão


Depois de decepcionar com o rebaixamento no Campeonato Paulista e o fraco início de Campeonato Brasileiro, a Portuguesa demonstra reação na temporada. Nesta quarta-feira, a equipe paulista surpreendeu e derrotou o Grêmio por 2 a 1, no Estádio Olímpico, em duelo válido pela 17ª rodada da Série A, e ganhou pela primeira vez fora do Canindé em 2012. Ananias e Bruno Mineiro marcaram os gols do triunfo do time visitante, enquanto Kleber descontou no final. O resultado impede o clube gaúcho de ultrapassar o Vasco e assumir a terceira posição da competição.

Grêmio não conseguiu superar a marcação da Portuguesa (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

A equipe paulista abriu o marcador em Porto Alegre no único ataque do primeiro tempo. Aos 26min, Moisés tocou para o meio da área, Ananias se antecipou a Naldo e desviou para defesa de Marcelo Grohe. O goleiro deu rebote e o camisa 7 foi mais esperto para completar para o fundo das redes após ganhar disputa com o adversário. O segundo gol aconteceu aos 37min da etapa final. Marcelo Cordeiro cobrou falta, Grohe deu rebote e Bruno Mineiro apareceu livre para finalizar o placar. Aos 43min, Kleber aproveitou passe de Elano e arrematou para descontar para os donos da casa.

Se vencesse, a equipe gaúcha dormiria de quarta para quinta-feira na terceira posição, pois o Vasco joga apenas no complemento da rodada contra o Coritiba, em São Januário. Assim, o Grêmio permanece em quarto lugar com 31 pontos, mas pode ser ultrapassado se o rival Internacional derrotar o Corinthians no Pacaembu. O time volta a jogar no Olímpico no domingo, às 16h (de Brasília), contra o Figueirense, pela 18ª rodada da competição.

Já a Portuguesa mantém a reação no Campeonato Brasileiro. Os comandados do técnico Geninho chegaram ao sétimo jogo de invencibilidade e já assumiram a 11ª colocação da Série A com 21 pontos. Para ampliar a série invicta na competição, a equipe rubro-verde terá pela frente mais um adversário gaúcho na sequência. Domingo, às 18h30 (de Brasília), o time recebe o Internacional no Estádio do Canindé.

O jogo

Em casa, o Grêmio tomou a iniciativa e começou a partida tocando bola no campo de ataque. Forçando as jogadas pelo ataque, pois não encontrava espaços pelo meio, os donos da casa chegaram pela primeira vez com perigo aos 12min. Kleber passou com facilidade por Ferdinando na ponta esquerda e cruzou para a área. A bola saiu mascada com o desvio do marcador e o volante Léo Silva se antecipou a André Lima, mas, desequilibrado, quase completou contra as próprias redes. A equipe tricolor se acomodou na partida, apesar de conseguir finalizar, sempre sem direção.

Porém, os gaúchos foram castigados no primeiro ataque da Portuguesa na partida. Aos 26min, Moisés aproveitou falha de marcação após cobrança de lateral pela direita e, cercado por três marcadores, tocou para o meia da área buscando Ananias. Naldo estava na frente, mas acabou surpreendido pela velocidade do camisa 7 que finalizou de carrinho para defesa de Marcelo Grohe. O goleiro não segurou e Ananias se levantou ligeiramente para completar para o fundo das redes e abrir o marcador no Estádio Olímpico.

A resposta foi quase e imediata e o Grêmio ficou perto de empatar o duelo desta quarta-feira aos 28min. Elano cobrou falta da meia esquerda, o zagueiro Naldo subiu bem de cabeça na área e a bola passou com perigo à esquerda da meta defendida por Dida. Quatro minutos depois, Fernando finalizou de fora da área e a bola passou ao lado pela direita. A equipe continuou pressionando até o último minuto, mas não conseguiu ir para o intervalo com a igualdade no marcador.

Com postura mais agressiva, o Grêmio voltou pressionando o adversário em busca do gol de empate no Olímpico. Aos 12min, Elano cobrou escanteio pelo lado esquerdo, o experiente goleiro Dida saiu mal do gol e Gilberto Silva, sozinho, cabeceou por cima do gol. Para aproveitar a Portuguesa encolhida na defesa, o técnico Vanderlei Luxemburgo sacou o lateral direito Edílson para a entrada de Leandro, colocando mais um jogador de ataque na equipe gremista. Pelos lados, a equipe gaúcha passou a encurralar a Portuguesa com lançamentos para a área. Na melhor das oportunidades, André Lima escorou de cabeça para fora escanteio cobrado por Fernando. Geninho resolveu responder e tirou o cansado Ananias para a entrada do contestado Diego Viana. E em sua primeira jogada, quase que o atacante armou o segundo gol do time paulista. Aos 21min, o jogador puxou contra-ataque e tocou para a ultrapassagem de Ivan na direita. O lateral tocou para o meio e Bruno Mineiro apareceu para desviar para o fundo das redes, mas a bola quicou justamente na chegada do centroavante. O momento mudou e a Portuguesa silenciou o Olímpico. Marcelo Cordeiro cobrou falta frontal e acertou a rede, pelo lado de fora, para aflição da torcida que pensou ter visto a bola dentro do gol.

Buscando o tudo ou nada, Luxemburgo fez mais duas alterações na equipe gremista. O treinador substituiu os volantes Souza e Fernando para as entradas de Marquinhos e Léo Gago. Assim, o segundo passou a ocupar a lateral esquerdo, com Pará deslocado para a direita e sem homens de marcação no meio-campo. Porém, quem marcou mais uma vez foi a Portuguesa. Aos 37min, Marcelo Cordeiro cobrou falta frontal, Marcelo Grohe deu rebote e Bruno Mineiro apareceu livre para completar para o fundo das redes do Olímpico.

Na sequência do gol, o Grêmio quase diminuiu. Em falta frontal, Zé Roberto cobrou com maestria, mas acertou o travessão do goleiro Dida, que apenas observou. A Portuguesa ainda teve chance de ampliar, aos 42min. Diego Viana aproveitou indecisão da zaga adversária, driblou o goleiro e finalizou fraco para Naldo salvar em cima da linha. Já aos 43min. Kleber aproveitou passe de Elano e finalizou para descontar e botar fogo na partida, mas tarde demais para a reação gremista.

Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário